TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elabore Uma Pesquisa Sobre As Condições Institucionais Da China, Facilidade De Abrir Empresas, Burocracia, Relações De Trabalho, Corrupção, Entre Outros Fatores Que Possam Afetar Positiva Ou Negativamente Os Negócios De Uma Empresa Que Venha A Inve

Casos: Elabore Uma Pesquisa Sobre As Condições Institucionais Da China, Facilidade De Abrir Empresas, Burocracia, Relações De Trabalho, Corrupção, Entre Outros Fatores Que Possam Afetar Positiva Ou Negativamente Os Negócios De Uma Empresa Que Venha A Inve. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 4

Gestão Estratégica de Custos: Custos na tomada de decisão

Custos e sua classificação

Conceitualmente custo é o gasto aplicado na produção ou em qualquer outra função de custo, gasto esse desembolsado ou não. É o valor aceito pelo comprador para adquirir um bem ou é a soma de todos os valores agregados ao bem, desde sua aquisição, até que ele atinja o estágio de comercialização.

Quanto à natureza

A apuração do custo total ocorre através da soma de todos os custos tomando-se o valor individualmente. Já para apurar o custo acumulado de cada um deles faz-se necessário a adoção da classificação de custo por função.

Quanto à função

Objetiva a identificação do custo das diferentes atividades da empresa de forma a possibilitar um maior controle dos valores orçados para cada uma delas.

Quanto à contabilização

Contabilmente as contas são divididas em dois grupos: patrimoniais e de resultado. Os custos e despesas são alocados em um desses grupos e denominados de custos realizados e a realizar, onde os custos realizados são os consumidos para efeito de resultado contábil do período. Quanto aos custos a realizar, formam as contas patrimoniais referem-se aos produtos que já foram fabricados, no entanto, continuarão classificados como custos a realizar até que sejam comercializados, passando então para custos de produtos vendidos.

Quanto à apuração

É utilizado para avaliar o desempenho de cada produto ou serviço individualmente. Para identificar a participação de cada produto no desempenho global da empresa é necessário que sejam classificados em custos diretos e indiretos.

• Custos Diretos: São gastos diretamente relacionados aos produtos e podem ser mensurados de maneira clara e objetiva, ou seja, referem-se às quantidades de materiais e serviços utilizados na produção de um determinado produto.

• Custos Indiretos: São gastos não diretamente ligados aos produtos, portanto, não são mensuráveis de maneira clara e objetiva. Neste caso, torna-se necessário adotar um critério de rateio para alocar tais custos aos produtos fabricados.

Quanto à formação

Tem influência direta quanto à quantidade de produtos a serem produzidos pela empresa e subdividem-se em:

• Custos fixos: São os custos que permanecem constantes dentro de determinada quantidade instalada e independem do volume a ser produzido.

• Custos variáveis: Mantêm uma relação direta com o volume de produção ou serviço e são classificados como: Progressivos, constantes e regressivos.

Quanto à ocorrência

Os custos subdividem-se em função das fases de sua ocorrência, sendo formado pela matéria-prima, a qual pode ser chamada de custo básico, esta recebe a atuação da mão-de-obra, o que resulta nos dois custos diretos. Segundo Dutra, “além da mão-de-obra, atuam sobre os custos básicos os custos gerais, em sua maioria indiretos, e estes, somados a mão-de-obra, constituem-se no custo de transformação, pois são eles que transformam a matéria-prima”.

Métodos de Custeio

Entende-se por método de custeio a apuração de valores de custos dos bens, mercadorias ou serviços das entidades públicas e privadas. Tais métodos visam determinar a metodologia de atribuição de custos aos produtos.

Custeio por absorção

Este método consiste na alocação de todos os custos de produção aos bens ou serviços produzidos, sendo os custos diretos por meio de apropriação direta enquanto os indiretos por meio de critérios de rateios.

• Vantagens: Não considera despesas integrantes dos estoques dos bens e dos serviços, mas todos os custos aplicados em sua obtenção, possibilitando assim, a apuração dos resultados, cálculos dos impostos e dividendos a distribuir.

• Desvantagens: Apresenta poucas informações para fins gerenciais, servindo basicamente para formação dos estoques, torna as informações de custos deficientes nas análises para tomada de decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com