TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conjuntura Economica

Artigos Científicos: Conjuntura Economica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade

1º) Faça uma breve análise do texto incluindo suas percepções sobre as interferências da Conjuntura Econômica Brasileira para esta realidade. (2,0 PONTOS)

Um dos principais objetivos da macroeconomia é avaliar o desempenho econômico, ou seja, “medir” a quantidade total de bens e serviços que estão sendo disponibilizados à sociedade verificar as relações econômicas que estão na base desse processo. Ela permite saber se a economia de um determinado país esta crescendo ou em recessão. Em minha opinião, não é uma opção inteligente buscar na macroeconomia orientação para decisões de caráter microeconômico. Há interferências remotas e defasadas da macroeconomia na microeconomia. O que acontece no geral nem sempre se repete no particular. Podemos evidenciar tanto através do texto como através do nosso quotidiano que a demanda é maior que a oferta, nos dias de hoje, bastante devido as interferências tributarias do governo, como o regulamento do IPI.

2º) É possível afirmar que a medida macroeconômica de reduzir tributos sobre produtos industrializados interfere nas relações de oferta e procura de mercado? Comente sua resposta. (2,0 PONTOS)

Sim, é possível afirmar que a medida macroeconômica de reduzir o IPI interfere sim, nas relações de oferta e procura. A demanda ou a procura é a quantidade de um bem qualquer que os compradores desejam e podem comprar. Quantidade demandada pelo comprador é a quantidade de produto que ele vai procurar no mercado, de acordo com fatores como qualidade e preço. A quantidade da demanda é negativamente relacionada com o preço. Através das mudanças tributarias podemos aplicar a lei da oferta, ou seja, quando o preço de um bem aumenta, a quantidade ofertada desse bem também aumenta, quando o preço de um bem cai, a quantidade ofertada desse bem também cai. Os tributos como o IPI, ajudam a manter a balança econômica estável.

3º) O texto cita a existência de uma possível pressão inflacionária desnecessária. Através do módulo e das suas interações no AVA é possível distinguir algumas causas de inflação. Diferencie estas causas de inflação associando com o que o texto revela. (2,0 PONTOS)

Em primeiro lugar, inflação não deve ser confundida com ajuste de mercado. Existem vários tipos de inflação, inflação de demanda, inflação de custos, inflação inercial e inflação de lucros. O tipo de inflação evidenciada no texto é, inflação de demanda. Uma das principais causas da inflação é o reajuste de preço no mercado de forma continua e desorganizada. Aumento da renda disponível em decorrência de reajustes salariais ou de redução de carga tributaria. Isto ocasiona um aumento no poder aquisitivo e pressiona o consumo para níveis maiores do que a capacidade de expansão da produção, gerando um desequilíbrio no mercado e induzindo os preços a se elevarem. Uma causa bastante comum é a expansão do credito ao consumidor que, mesmo com limitações na sua renda disponível, passa a dispor de um mecanismo de compra. A diminuição das taxas de juros estimula a inflação, sendo também uma das principais causas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com