TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conjuntura Econômica

Artigo: Conjuntura Econômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  233 Palavras (1 Páginas)  •  146 Visualizações

QUESTÃO PROPOSTA

A figura 1 ilustra uma importante variável macroeconômica, a taxa de cambio, e seus efeitos sobre dois fundamentais indicadores da economia: as importações e as exportações.

Considere o movimento da seta vermelha como de valorização da moeda nacional. Analise seus efeitos diretos sobre as importações e exportações e desdobramentos para os níveis de preços internos. Qual principal objetivo macroeconômico o Governo pretende atingir com este movimento?

Proceda com a mesma análise em uma situação de inversão das três setas.

Figura 1 – Taxa de cambio

Fonte: http://www.culturamix.com/wp-content/uploads/2012/07/Pol%C3%ADtica-Cambial-3.jpg

A taxa de câmbio é o preço de troca entre as moedas de dois países.

Tomando como exemplo o Brasil, no qual a moeda é o real, e os Estados Unidos da América, no qual a moeda é o dólar, é possível entender que a taxa de câmbio determina quantos reais é necessário para se obter um dólar, estando assim diretamente ligada com as exportações e importações. A curva de importação é decrescente em relação a taxa de câmbio.

Quando o Real desvaloriza-se, importar torna-se mais caro para os brasileiros, o que beneficia os produtores locais. Já os exportadores conseguem oferecer preços mais competitivos no exterior, já que os dólares, ao retornar, viram mais reais.

Acredito que o principal objetivo macroeconomico que o governo pretende atingir, é a desvalorização do câmbio, uma vez que estimularia a produção industrial e as exportações, promovendo assim, investimentos financeiros estrangeiros, injetando dólar no mercado interno.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com