TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disserte Acerca Das Influências Do Pensamento Maquiavélico Na Conjuntura Política Contemporânea.

Trabalho Universitário: Disserte Acerca Das Influências Do Pensamento Maquiavélico Na Conjuntura Política Contemporânea.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 2

Na concepção de Maquiavel, a história da humanidade os governos passam por ciclos que tem tendência à degeneração, ou seja, passam da monarquia à tirania; desta à oligarquia e à aristrocracia; que, por sua vez, recaiam na democracia, que enfim, só terá solução com um ditador.

Maquiavel foi um cientista diferente dos demais, pois não se preocupava com a opinião pública a respeito de suas obras publicadas. Por conta disso, recebeu o adjetivo de “maquiavélico”, expressão ainda hoje muito utilizada para qualificar pessoas inescrupulosas, que agem de forma ilícita para alcançar seus objetivos. Para ele, o governante tem que ter duas qualidades: Virtu e Fortuna, que é uma capacidade excelente de poucos de governar, de negociar, de manter a paz, de defender a nação contra os inimigos, nem que para isso tenha que usar de artifícios como: guerra, políticas impopulares e radicalismo. Ou seja, para Maquiavel “os fins justificam os meios”.

Sua influência na conjuntura político contemporânea está na busca das verdadeiras democracias. Ainda hoje, em pleno século XXI, vemos a existência de pequenos grupos dominadores dentro da sociedade. Regimes camuflados de servidão humana, da prática da ditadura, existentes em alguns países.

Entretanto, no Brasil, pela Virtu e Fortuna, os governantes brasileiros embora tentem dominar a sociedade, encontram resistência, pois desde as eleições de 2002 saímos de um sistema político de “cabresto” das elites, para as mãos de representantes de extratos populares, não temos como mais retroceder para um regime ditador. Mesmo assim, ainda vemos excelentes estrategistas políticos, mas inescrupulosos, que buscam formas ilícitas de alcançar seus interesses próprios e/ou de pequenos grupos, mas que pela conscientização política da sociedade atual, nem sempre conseguem avançar com seus planos escusos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com