TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial

Artigo: Contabilidade Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 4

1 - Porque os custos fixos podem sem considerados custos de estrutura e os variáveis como custos de atividades?

Despesas ou Custos fixos são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção. Independem portanto, do nível de atividade, conhecidos também como custo de estrutura.

*Classificamos como custos ou despesas variáveis aqueles que variam proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividades. Seus valores dependem diretamente do volume produzido ou volume de vendas efetivado num determinado período. Ex: Matérias-Primas /Comissões de Vendas /Insumos produtivos (Água, Energia)

2 – O que é custeio variável?

Segundo Megliorini custeio variável “É o método de custeio que consiste em apropriar aos produtos somente os custos variáveis, sejam diretos ou indiretos. Custos variáveis são aqueles que variam proporcionalmente à produção, por exemplo: matérias-primas. Se utilizarmos duas unidades de matéria-prima para produzir uma unidade de produto, utilizaremos quatro unidades de matéria-prima para produzir duas unidades de produto. Custeio variável é o tipo de custeio que considera como custo de produção do período apenas os custos incorridos. Os custos fixos, pelo fato de existirem mesmo que não haja produção, não são considerados como custo de produção e sim como despesas, sendo encerrados diretamente contra o resultado do período

3 - Porque o custeio variável para fins gerenciais pode ser potencialmente melhor que o custeio por absorção ?

O custeio variável apresente vantagens sobre as demais. Pois: - Apresenta o Resultado Operacional em função das vendas

- Não há necessidade de adotar critérios de rateio para apropriar custos fixos, já que esses são deduzidos diretamente do resultado.

- Torna evidente a Margem de Contribuição de cada produto, muito utilizada no processo decisório.

4 –Margem de contribuição tem o mesmo significado que lucro ?

O lucro é o valor que sobra após todas os custos e despesas, sendo este positivo. O prejuízo aparece quando os custos e despesas são maiores que a receita. Já a margem é a diferença entre o valor de compra ou de produção de um produto e o valor de venda, estando, neste caso, o lucro “dentro” da margem, que poderá, também, ser margem negativa e apresentar prejuízo.

Margem Caracteriza-se pela diferença entre o preço de venda e o somatório do custo direto (custo líquido da mercadoria, custo unitário de fabricação ou custo unitário da hora) e da despesa direta (impostos, comissões etc.).

A margem de contribuição é o principal indicador de decisão dos administradores, pois é impossível chegar ao lucro de uma unidade sem rateio dos custos e despesas indiretas. Neste caso, quando há um rateio, o critério pode distorcer completamente a análise de lucratividade unitária do produto.

5 – Porque no cálculo da margem de contribuição não se consideram os custos fixos?

A margem de contribuição incide sobre os custos variáveis. E por que? Porque eles são os únicos que mudam, tornando-os muito mais imprevisíveis. E isso os torna mais difíceis de controlar e prever. Em outras palavras, os custos fixos são conhecidos. Assim, você pode facilmente planejar como eles estarão no próximo mês e trimestre. E isso é porque esses valores permanecem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com