TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial

Exames: Contabilidade Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  1.462 Palavras (6 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA 1

 Contabilidade Gerencial como Sistema de Informação Contábil

1. Arquitetura de um sistema de informação contábil

A informação contábil precisa atender primariamente a dois pressupostos básicos, para que tenha validade integral no processo de gestão administrativa: necessidade da informação e planejamento e controle. Diante destes pressupostos básicos para a informação contábil, é possível fazer e ter a contabilidade gerencial dentro de uma entidade, desde que se construa um Sistema de Informação Contábil.

Segundo BIO (1985) a informação torna-se necessária pois é determinada pelos usuários finais dessa informação. Dessa maneira, a informação deve ser construída para atender aos consumidores e não aos contadores. O contador gerencial deve fazer um estudo simples das necessidades das informações a partir das decisões que serão tomadas segundo o Sistema de Informação Contábil Gerencial.

Para OLIVEIRA (1990) o planejamento e controle do Sistema de Informação Gerencial exige relatórios nos quais atendam perfeitamente aos usuários. Construir relatórios com enfoques diferenciados para os diferentes tipos de usuários, pois assim, será possível efetuar um controle posterior, sendo controlado aquilo que somente for entendido.

2. Fundamentos de um sistema de informação contábil

De acordo com PADOVEZE (2011) são de extrema importância avaliar três pontos fundamentais no Sistema de Informação Contábil: a operacionalidade, a integração e o custo da informação.

O fundamento da operacionalidade significa que todos os que trabalham com a informação contábil devem saber e sentir que estão operando com dados reais, significativos, práticos e objetivos, pois assim teremos a utilização gerencial de maneira prática e objetiva PADOVEZE (2011).

Conforme OLIVEIRA (2011) notou-se que os sistemas de informação das contabilidades sejam elas de custo, orçamentária, financeira, enfim, não são iguais. No entanto é óbvio que existem sistemas integrados, portanto, considera-se um sistema contábil como integrado quando todas as áreas necessárias para o gerenciamento da informação estejam abrangidas por um único sistema de informação contábil, assim todos devem utilizar-se de um mesmo e único sistema de informação. Num sistema de informação contábil integrado somente haverá um dado e só uma classificação. , pois assim, todos os integrantes e usuários dos sistemas e subsistemas saberão achar e identificar os tipos de despesas, por exemplo.

O custo da informação faz parte dos princípios básicos da contabilidade. Esta informação será analisada através da relação custo-benefício para a empresa, uma adequada relação de custo X benefício deve apresentar a situação de custo abaixo dos benefícios que proporciona a empresa, OLIVEIRA (1990).

3. Abrangência do sistema de informação

Um Sistema de Informação Contábil Gerencial deve prioritariamente abranger todas as áreas da contabilidade. Ainda, deve-se incorporar todos os dados quantitativos necessários para mensuração e análise com o movimento operacional da empresa.

OLIVEIRA (2011), diz que o sistema tem que prover todos os meios para trabalhar a informação passada, a presente e também a informação futura, com análises percentuais. Ainda, estes números devem apresentar a situação atual, bem como outros aspectos como o período anterior e a situação desejada, sendo que os números devem sempre apresentar uma relação de relatividade.

Em suma, a contabilidade gerencial vale-se do uso de outras disciplinas das áreas de contabilidade e finanças. Por conseguinte, o sistema de informação contábil deve incorporar os elementos de tais disciplinas, necessários para o gerenciamento da empresa, em seu sistema de informação.

Sabemos, então, que tais dados tradicionalmente constam de outros sistemas informativos operacionais da empresa. A importância de estarem no Sistema de Informação Contábil é que com isso serão possibilitadas condições de análises comparativas e cruzadas dentro de um único sistema. Além disso, o fator relevante é que a divulgação e o tratamento dentro do sistema de informação contábil propiciarão continuadamente um treinamento gerencial integrado para os usuários da informação contábil, assim como, é claro, será elemento educador para o próprio contador gerencial.

ETAPA 2

 Contabilidade Divisional: Contabilidade por Responsabilidade e

Unidades de Negócios.

Empresa 01: SAMSUNG

Durante a década de 1970, a Samsung estabeleceu a base estratégica para o crescimento futuro, investindo nas indústrias pesadas, química e petroquímica. Nesse período, a empresa também procurou melhorar a sua posição competitiva na indústria têxtil mundial, integrando os seus processos de fabricação, desde a matéria-prima até o produto final. Como resultado, diversas empresas novas foram criadas, entre elas a Samsung Heavy Industries Company, em 1974, e a Samsung Shipbuilding e a Samsung Precision Company (agora Samsung Techwin), em 1977.

Outro impulsionador do crescimento da Samsung foi o florescente negócio de eletrodomésticos. Durante esse período, a Samsung Electronics, que já era um grande fabricante no mercado coreano, começou a exportar os seus produtos pela primeira vez. A Samsung também adquiriu 50% das ações da Korea Semiconductor, consolidando ainda mais a liderança da Samsung Electronics na fabricação de semicondutores.A era digital trouxe mudanças revolucionárias, e oportunidades, para o negócio global, e a Samsung respondeu com tecnologias avançadas, produtos competitivos e constante inovação.Na Samsung, vemos cada desafio como uma oportunidade e estamos perfeitamente posicionados como um dos líderes mundiais reconhecidos do setor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com