TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial

Monografias: Contabilidade Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

A contabilidade gerencial pode ser uma ferramenta eficiente para os escritórios de contabilidade. Ela é a principal fonte de qualquer sistema de informação implantado numa empresa. É uma ferramenta que apóia a gestão das atividades contribuindo para a eficiência operacional da organização, auxiliando as empresas a coletarem, processarem e relatarem informações que resultam em dados para a tomada de decisão.

O ciclo de vida das empresas de contabilidade de médio e pequeno porte em geral tem curta duração. As principais causas do fechamento são a falta de experiência e orientação dos gestores; a falta de planejamento e a fragilidade administrativa e organizacional. Entre essas causas, a gestão deficiente durante os primeiros anos de atividade é o principal fator que resulta no fechamento das empresas.

Assim, para garantir a sobrevivência no mercado, é fundamental que essas empresas busquem ferramentas que as auxiliem, fornecendo informações necessárias para o controle e para a tomada de decisão. Uma ferramenta que poderia auxiliar esse processo é a contabilidade gerencial, que deve ser vista como um instrumento essencial para a gestão das organizações e não somente um meio para atender às exigências legais.

RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade básica fácil. 24. Ed. São Paulo: Saraiva 2003

IUDÍCIBUS, Sérgio de. Contabilidade gerencial. São Paulo: Atlas, 1998.

PADOVEZE, Clóvis Luis. Contabilidade gerencial: Um enfoque em sistema de informação contábil, 3ª Ed. São Paulo: Atlas, 2000.

Contabilidade Gerencial é um sistema de informação necessário para a boa administração de qualquer organização e tem como objetivo principal fornecer informações para que os empreendedores e gestores possam decidir qual o melhor caminho para a organização.

As organizações precisam de um sistema de informação que oriente e motive as equipes a irem em direção de suas metas. As ferramentas da Contabilidade gerencial podem ser utilizadas tanto pelos contabilistas como pelos administradores.

É na contabilidade que os fatos ocorridos se transformam em lançamentos contábeis, que, por sua vez, geram dados que poderão ser transformados em informações gerenciais capazes de dar suporte às decisões tomadas pelos administradores.

Segundo Souza (2008, p.21) A Contabilidade Gerencial por prescindir de

princípios, no sentido em que estes são utilizados na Contabilidade Financeira, tem de refugiar-se no bom senso.

A informação é uma poderosa ferramenta de gestão à disposição da organização, podendo-se, a partir dela, traçar um planejamento estratégico adequado. Com isso, os administradores e gestores necessitam investir e promover o desenvolvimento dos sistemas de informação, para que estes sejam utilizados nos processos decisórios de uma organização, formando, assim, base de dados capaz de gerar estratégias diferenciadas para enfrentar seus concorrentes, fornecer informações oportunas e precisas para facilitar os controles de custos, para medir e melhorar a produtividade e para a descoberta de melhores processos de gestão.

De maneira geral, todo procedimento, técnica, informação ou relatório contábil feito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com