TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial

Artigo: Contabilidade Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

A contabilidade tem o objetivo de controlar o patrimônio das entidades produzindo informações que retratam sua situação. Sem ela as rotinas seriam desorganizadas, cada entidade aplicaria e demonstraria seus números da forma que lhe fosse mais conveniente.

Neste contexto, a Teoria da Contabilidade desempenha um papel fundamental, pois é através dela que se tem o embasamento para a prática contábil, ou seja, é a Teoria que orienta a prática contábil e por ela se constroem as Normas que regulamentam a conduta e os Princípios que subsidiam o fazer contábil. Tendo em vista que a Teoria Contábil fornece base para a prática, ambas têm que andar juntas. Sem as normas não haveria padronização nas demonstrações contábeis, o que dificultaria sua análise e o entendimento por parte dos usuários.

Como afirma Vendrame (1998) os princípios, normas, e padrões fundamentais são os conceitos básicos que constituem o núcleo essencial da contabilidade, devendo guiar o profissional na execução de seus objetivos, eles consistem em apresentar informações estruturadas para os usuários.

A importância do conhecimento teórico das bases conceituais da contabilidade é tão grande que a Resolução nº003 do Conselho Federal de Educação de 1992, de 5 de outubro de 1992, que trata do mínimo de conteúdo e duração do curso de graduação em Ciências Contábeis, foi inserida entre outras, a disciplina Teoria da Contabilidade. A inclusão dessa disciplina no curso de graduação em Ciências Contábeis visa estimular a aquisição integrada de conhecimentos teóricos e práticos, que permitam ao graduado o competente exercício da sua profissão.

De acordo com Watts e Zimmerman apud Sacramento (1998, p. 1):

o objetivo da teoria contábil, pelo menos sob o enfoque denominado positivo (a antítese do enfoque normativo) ou descritivo, é de explicar, primeiro, e predizer, depois, a prática contábil...". A partir do momento em que se consegue explicar os fenômenos contábeis, com o embasamento da racionalidade natural, sob o enfoque da metodologia indutiva, além de fazer ciência, também desperta no pesquisador a necessidade de raciocinar, analisando as variáveis e suas relações de causa e efeito.

Assim, Sacramento (1998) define que a Teoria Contábil pode ser estudada no foco da pesquisa que busca o conhecimento da relação entre as variáveis do fenômeno contábil. Nesse sentido, a autora considera que a Teoria Contábil explica primeiro e depois prediz a prática, e ao atingir esse objetivo, conduz a soluções mais favoráveis ao usuário da informação contábil. Esse é o método indutivo, onde os fatos são aqueles que podem ser observados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com