TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle Financeiro

Artigo: Controle Financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Planejamento e Controle Financeiro

Planejamento e Controle Financeiro

O administrador tem como uma de suas principais funções o planejamento financeiro da empresa, para uma eficaz gestão. Empresa que não planeja suas atividades pode chegar a falência. Em todos os setores da empresa é necessário planejamento, principalmente na área financeira.

“O planejamento financeiro determina as diretrizes de mudança numa empresa. É necessário porque faz com que sejam estabelecidas as metas da empresa para motivar a organização e gerar marcos de referência para a avaliação de desempenho, as decisões de investimento e financiamento da empresa não são independentes, sendo necessário identificar sua interação, e num mundo incerto à empresa deve esperar mudanças de condições, bem como surpresas.” (ROSS, 1995).

Pelo planejamento é possível o administrador observar o momento certo de novos investimentos, o grau de endividamento e o montante de dinheiro para manter o caixa da empresa girando. Os objetivos da empresa são alcançados através de um bom planejamento financeiro, tanto no curto, quanto no longo prazo.

O processo de globalização resultou em intercâmbio entre os países, o mercado acionário adquiriu crescente importância no cenário financeiro internacional, os países em desenvolvimento abrem suas economias para receber investimentos externos. Quanto mais desenvolvida a economia, mais ativo o mercado de capitais.

O mercado acionário é fundamental para a captação de recursos, gerando empregos e contribuindo para o progresso do País, é uma importante opção de investimento para pessoas e instituições.

Bolsa de valores é o local onde se compram e vendem as ações de empresas, é o mais importante centro de negociações das ações, as operações realizadas são em número bastante expressivo e com transparência. A ação pode ser considerada como um pedacinho da empresa se tiver ações se torna sócio da empresa.

Podem-se dividir as ações em ordinárias e preferenciais. As ações ordinárias concedem o direito de voto nas assembleias da empresa e as preferenciais, oferecem preferência no recebimento de resultados ou no reembolso do capital, caso a empresa seja liquidada. Ação preferencial não concede direito de voto ou o restringe.

Os índices de ações são indicadores de desempenho de uma carteira de ações, sua finalidade é servir como indicador médio do comportamento do mercado acionário ou de um setor. O mais importante indicador brasileiro é o índice Ibovespa, retratando o comportamento das principais ações negociadas na BOVESPA, sua finalidade é servir como um indicador médio do mercado.

As bolsas de mercadorias e futuros são associações privativas e civis, seu objetivo é efetuar o registro, a compensação e a liquidação, física e financeira, das operações realizadas em pregão ou sistema eletrônico. Para isso, é preciso desenvolver e operacionalizar um mercado de derivativos livre e transparente, proporcionando a oportunidade de se efetuar operações de hedding, ante flutuações de preço de commodities agropecuárias, índices, taxas de juro, moedas e metais. As bolsas de mercadoria e futuros são autônomas financeiramente, administrativamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com