TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle Financeiro

Casos: Controle Financeiro. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  1.337 Palavras (6 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 6

Controle Financeiro

A boa gestão do caixa é um dos fatores mais importantes para a liquidez e a rentabilidade da empresa. O objetivo principal da gestão financeira deve ser, primeiramente, maximizar essas duas variáveis. Para isso, é fundamental o controle eficiente da utilização dos recursos da empresa, seja reduzindo os gastos ou acelerando o processo de recebimento das contas a receber.

Controle de Contas a Receber

A estratégia de gestão das contas a receber de uma empresa depende da sua política de crédito. As políticas de crédito não devem desestimular as vendas nem causar prejuízos à empresa. Por outro lado, se os prazos de pagamento e as condições de financiamento das vendas forem facilitados, normalmente haverá um volume maior de contas a receber, aumentando assim a probabilidade de contas incobráveis e o custo de financiamento aos clientes.

Uma vez concedido o crédito, a empresa deve atuar efetivamente na cobrança para assegurar o recebimento da venda. Mesmo com os procedimentos de concessão de crédito e cobrança bem delineados e bem administrados, não há segurança de que não haverá inadimplência.

Como o financiamento a clientes normalmente funciona como se fosse um empréstimo sem cobrança de juros, quanto maior for o volume de recursos aplicado no financiamento de contas a receber maior será a necessidade de capital de giro da empresa e maior o seu custo financeiro.

O maior volume de contas a receber das empresas é resultante da venda a prazo de bens e serviços que, na maioria das vezes, são representados por faturas e duplicatas. Ao comercializarem seus bens e serviços à vista as empresas normalmente emitem, apenas, uma nota fiscal.

Controle de contas a Pagar

O sistema de contas a pagar é parte integrante do processo de gestão do fluxo de caixa, sendo utilizado para o controle de pagamentos de fornecedores e de outros pagamentos inerentes às atividades normais da empresa, além de pagamentos relativos às aquisições de investimentos em ativos permanentes operacionais ou não-operacionais.

As contas a pagar, principalmente a fornecedores de bens e serviços, são consideradas, pela maioria das empresas, como uma importante fonte de financiamento, normalmente a juros zero. As contas a pagar, que incluem fornecedores (através das vendas a prazo), empregados (salários e benefícios) e governo (impostos, contribuições e encargos sociais sobre folha) são os principais itens de crédito para as empresas, constituindo os chamados passivos cíclicos ou passivos operacionais. Esses passivos se contrapõem aos ativos cíclicos ou ativos operacionais, compostos principalmente pelas contas a receber e outros ativos operacionais a receber, como: impostos a recuperar, adiantamentos a clientes e outros ativos circulantes não indexados. A diferença entre os ativos cíclicos e os passivos cíclicos corresponde ao capital de giro (não confundir com capital circulante, que é a diferença entre o ativo circulante, inclusive disponibilidades, e o passivo circulante) e dele vai depender a necessidade de recursos financeiros adicionais pela empresa.

Desta forma, se a empresa não compra a prazo, ela tem que utilizar recursos próprios ou de terceiros (empréstimos) para pagar suas contas. Considerando-se que a empresa possui recursos próprios disponíveis e que dispõe de crédito de seus fornecedores, o administrador financeiro deve analisar se é mais vantagem realizar suas compras à vista ou a prazo. A decisão vai depender da comparação do preço da mercadoria à vista e a prazo e do respectivo prazo para pagamento. Normalmente, os fornecedores oferecem bons descontos, se a mercadoria for paga à vista.

Com os avanços da microinformática, atualmente é possível a empresa, através de contrato assinado com um banco, implantar uma ligação através de sistema DDE (Intercâmbio Dinâmico de Dados) de um computador da empresa com o centro de processamento de dados do banco. Através desse sistema, a empresa remete borderôs de cobrança de duplicatas de clientes e de pagamentos a fornecedores (duplicaras, boletos bancários, faturas etc.). À medida que o banco for realizando os recebimentos e pagamentos dos títulos, irá, automaticamente, registrando os débitos e créditos na conta corrente da empresa.

Controle da Liquidez e da Eficiência Operacional

Quando uma empresa não consegue mais pagar seus credores e fornecedores, diz-se que ela está falida. Antes que ela atinja a iliquidez, termo que significa a incapacidade de uma empresa atender a sua obrigações, a administração deve avaliar sua situação financeira e adotar medidas que evitem sua falência. A iliquidez de uma empresa é resultante da sua estrutura capital ou da natureza e composição de seus ativos e da maneira como eles são financiados.

Para poder avaliar a situação financeira de uma empresa, o administrador financeiro deve conhecer a estrutura das principais demonstrações financeiras, o balanço patrimonial, a demonstração do resultado e o fluxo de caixa, que fornecem informações sobre suas transações comerciais e financeiras e mostram a sua situação patrimonial e financeira no fim de determinado período.

Ciclo Operacional e Financeiro da Empresa

Para gerar receita, uma empresa precisa, além de ativos fixos (imóveis, máquinas, lojas, veículos etc.), de outro investimentos operacionais na forma de estoques e contas a receber, que são gerados pelo seu ciclo operacional, conforme demonstrado na Figura 1 a seguir:

Figura 1

Ciclo operacional e financeiro de uma empresa

Normalmente a empresa paga seus fornecedores antes de receber de seus clientes. Por isso, ela mantém estoques (matérias-primas, produtos em processo e produtos acabados) e contas a receber durante um determinado período de tempo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com