TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Correntes Do Pensamento Econômico

Trabalho Escolar: Correntes Do Pensamento Econômico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2014  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

O Objetivo dessa atividade é analisar as principais teorias econômicas que foram idealizadas, e aplicá-las na solução de problemas na atual crise vivida recentemente.

Características principais da Escola Clássica

A Escola Clássica foi elaborada e sistematizada primeiramente por Adam Smith, que pela análise econômica no livro “A riqueza das nações”, é considerado o pai da economia. Seguindo essa mesma visão, estão outros nomes como Stuart Mill, Jean Baptiste Say, David Ricardo e Malthus.

O principal foco da escola clássica é a concorrência. Adam Smith acredita que a livre concorrência faz com que grandes organizações privadas busquem novas técnicas para ampliar sua produção afim de ganhar novos mercados. Para isso, ele acredita que a divisão do trabalho seria fundamental para o crescimento de produção e mercado. Outra característica importante na Escola Clássica é sobre a intervenção do Estado na economia. Nesse ideal, o Estado só intervém na economia quando o mercado não existe, ou quando não há livre concorrência.

David Ricardo também teve uma grande contribuição na formação da Escola Clássica, principalmente com a teoria do valor-trabalho. Nesta teoria, o valor de uma mercadoria seria de acordo com a quantidade de tempo de trabalho gasto para a produção da mesma.

Na questão social da época, Malthus idealizou a “teoria populacional malthusiana”. Para ele, a superpopulação ficaria incontrolável com a melhoria das condições de vida por causa da revolução industrial. Caso esse crescimento não fosse combatido, Malthus acreditava que poderia ter graves conseqüências como a falta de recursos alimentícios. Para solução desse problema, foi proposto: o retardamento do casamento, a prática da castidade e ter somente a quantidade de filhos que se pudesse sustentar.

Características principais da Escola Neoclássica

Na escola Neoclássica podemos destacar alguns nomes como Willian Stanley Jevons, Carl Menger, Leon Walras e Alfred Marshall.

O principal foco dessa escola é a margem do lucro, onde é o ponto em que as decisões são tomadas.

Walras acredita que, caso um mercado esteja em equilíbrio, todos os outros mercados também estarão.

Uma outra característica da escola Neoclássica é o surgimento do conceito da escassez, que consiste essencialmente em que o valor econômico de uma mercadoria aumenta de acordo com a escassez da mesma.

Semelhanças entre as Escolas Clássica e Neoclássica

Tanto a Escola Clássica quanto a Escola Neoclássica acham desnecessária a intervenção do Estado no meio econômico, a não ser que a livre concorrência não esteja sendo realizada normalmente. O equilíbrio econômico deve acontecer sem nenhuma intervenção.

Características da Teoria Keynesiana

Ao contrário das Teorias Clássicas e Neoclássicas, a teoria proposta por John Maynard Keynes no seu livro Teoria Geral do Emprego, é de que o equilíbrio econômico não acontece naturalmente como fora idealizado anteriormente. O principal motivo dessa teoria é que o sistema capitalista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com