TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência econômica: conceitos e correntes do pensamento econômico

Projeto de pesquisa: Ciência econômica: conceitos e correntes do pensamento econômico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

O Objetivo do estudo da Ciência Econômica é analisar os problemas econômicos e formular soluções para resolvê-los para melhorar nossa qualidade de vida.

2. AULA-TEMA: Ciência Econômica: conceitos e correntes do pensamento econômico.

Defini-se economia como a ciência social que estuda de que maneira a sociedade decide empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo distribuí-los entre várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Ela estuda como a sociedade administra recursos produtivos escassos.

Essa definição nos remete a vários conceitos importantes, que são a base e o objeto do estudo da Ciência Econômica:

• Ciência Social;

• Escolha;

• Escassez;

• Necessidades;

• Recursos;

• Produção;

• Distribuição.

Em qualquer sociedade, os fatores de produção (mão de obra, terra, matérias-primas, dentre outros) são limitados. Por outro lado, as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam, pelo próprio crescimento populacional e pela vontade de melhorar o padrão de vida. Independente do seu grau de desenvolvimento, nenhum país consegue dispor de todos os recursos dos quais necessita. Da escassez dos recursos, associada às necessidades ilimitadas do homem, originam-se os chamados problemas econômicos fundamentais: o que e quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir?

O que e quando produzir?

Dada a escassez de recursos de produção, a sociedade terá de escolher, dentro do leque de possibilidades de produção, quais produtos serão produzidos e as respectivas quantidades a serem fabricadas.

Como produzir?

A sociedade terá de escolher ainda quais recursos de produção serão utilizados para a produção de bens e serviços, dado o nível tecnológico existente. A concorrência entre os diferentes produtos acaba decidindo como serão produzidos os bens e serviços. Os produtores escolherão, entre os métodos mais eficientes, aquele que tiver o menor custo de produção possível.

Para quem produzir?

A sociedade terá também de decidir como seus membros participarão da distribuição dos resultados de sua produção. A distribuição da renda dependerá não só da determinação dos salários, das rendas da terra, dos juros e dos benefícios do capital, mas também da repartição inicial da propriedade e da maneira como ela se transmite por herança.

O modo como as sociedades resolvem os problemas econômicos fundamentais vai depender do sistema econômico de cada nação.

Um sistema econômico pode ser definido como a forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade. É um particular sistema de organização da produção, distribuição e consumo de todos os bens e serviços que as pessoas utilizam buscando uma melhoria no padrão de vida e bem-estar.

São elementos básicos de um sistema econômico:

• Estoque de recursos produtivos ou fatores de produção: aqui se incluem os recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), o capital, a terra, as reservas naturais e tecnologia;

• Completo de unidades de produção: constituído pelas empresas;

• Conjunto de instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais: que são à base da organização da sociedade.

Os sistemas Econômicos podem ser classificados em:

• Sistema capitalista ou economia de mercado

É regido pelas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção;

• Sistema socialista ou economia centralizada

Nesse sistema as questões econômicas fundamentais são resolvidas por um órgão central de planejamento, predominando a propriedade pública dos fatores de produção, chamados nessas economias de meios de produção, englobando os bens de capital, terra, prédios, bancos, matérias-primas. 1

_____________

1 Não pertencem ao Estado pequenas atividades comerciais e artesanais, que com os meios de sobrevivência, como roupas, automóveis e móveis, pertencem aos indivíduos (mas com preços fixados pelo governo). Existe também liberdade para escolha de profissão (ou seja, mobilidade de mão de obra).

MERCANTILISMO

A partir do século XVI observa-se o nascimento da primeira escola econômica: o mercantilismo. Apesar de não representar um conjunto técnico homogêneo, o mercantilismo tinha algumas preocupações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com