TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura e cultura no Brasil

Seminário: Cultura e cultura no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Seminário  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 4

Cultura e indústria cultural no Brasil.

Significa trabalhar com uma quantidade e diversidade imensa de expressões como festa, danças, musicas, esculturas, pinturas, gravuras, literatura (contos, romances, poesia, cordel), mitos, superstições, alimentação, presentes no cotidiano das pessoas e incorporados ou não pela indústria cultural.

Luis da Câmara Cascudo (1898-1974) livro de Fernando de Azevedo (1894-1974), a cultura brasileira apresenta um amplo panorama de nossa cultura, envolvendo uma análise histórica da vida intelectual no Brasil. Ao mostrar nossa grande diversidade cultural, estes dois autores, entre outros nos ajudam a entender a dificuldade que é formular uma única definição de cultura brasileira.

O que caracteriza nossa cultura?

Na América portuguesa no sec. XVI, as culturas indígenas e africanas, apesar da presença marcante, não era reconhecidas pelos colonizadores e expressavam-se a margem da sociedade que se constituía sob o domínio lusitano.

Nas palavras do sociólogo Antonio Candido, em publicação de 1968, “imitar para nos, foi integrar, foi nos incorporarmos a cultura ocidental, da qual a nossa era um débil ramo em crescimento.

Se o Ocidente e, depois, o Oriente nos forneceram elementos essenciais para a construção de uma cultura difusa, esta não pode ser compreendida sem suas raízes indígenas e africanas, que impregnaram nosso cotidiano, desta a comida, vestimenta e habitação até a dança, a pintura e a música.

A musica brasileira, encontraremos uma variedade imensa de ritmos, que são puros ou misturados, cópias ou (re) elaborações constantes, invenções e inovações, com os mais diversos instrumentos, extremamente simples e artesanais, sejam sofisticados e eletrônicos.

Alguns ritmos : landu, a modinha, o choro, o maxixe, o samba ( e suas vertentes, como samba-canção, samba-exaltação, samba de carnaval), marcha, frevo, baião, valsa, valsinha, acalanto, lambada, pagode, samba-reggde, axé music, o tchê music, o mangue bit, cantiga infantil, musica clássica, ópera, musica contemporânea além de ritmos estrangeiros como: rock, blues, jass, rap, Fox, bolero, tango.

A cultura é o resultado de um trabalho, é uma obra, pode-se observar que o trabalho cultural brasileiro é desenvolvido tanto por músicos analfabetos, sem nenhuma formação musical, como por pessoas com formação clássica. Conhecidos ou anônimos. A produção musical brasileira tem traços de origem marcante africana, indígena, sertaneja européia ( sem classificar o que é mais ou menos importante, simples ou complexo). Ela é fruto do trabalho de milhares de pessoas.

Ritmos são marcadamente brasileiros maxixe, chorinho, frevo ou samba, nenhum deles é “puramente brasileiro” pois a influencia recebidas são as mais variáveis, desde a musica medieval até a contemporânea. Genuínas mesmo são as musicas as danças e a arte palmaria ou a cerâmica dos povos indígenas. As demais manifestações culturais são fusões, hibridações, criações de uma vasta e longa herança de muitas culturas. Talvez seja essa a característica que podemos chamar de “brasileira”

Indústria cultural no Brasil

O desenvolvimento da indústria cultural no Brasil ocorreu paralelamente ao desenvolvimento econômico e teve como marco a introdução do rádio, na década de 1920, da televisão, na década de 1950, recentemente, nos anos de1990, da internet. Os outros campos da indústria cultural, como cinema, jornais e livros, não são tão expressivos quanto a televisão e o rádio. O cinema atinge, no Maximo, 10% da população e pouco mais de 20% dos brasileiros têm acesso ás produções escritas ( livros, revistas e jornais).

A primeira transmissão de rádio no Brasil ocorreu em 1922, inaugurando uma fase de experimentação, voltada principalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com