TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento-etnias e culturas no Brasil. DIÉGUES JÚNIOR.Manoel.civilização brasileira.1977

Por:   •  25/1/2016  •  Resenha  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 5

Fichamento:etnias e culturas no Brasil.DIÉGUES JÚNIOR.Manoel.civilização brasileira.1977

  1. O negro na África

Pg.93 – “Foi sob regime escravagista que o negro africano entrou no Brasil, o que desde logo caracterizou sua situação; (...) Do negro africano, portanto, não se pode isolar sua condição de escravo e ao estudar sua influencia na formação econômica e social do Brasil.

        Isso faz com que se possa distinguir perfeitamente duas situações do negro; uma na África,outra no Brasil.Na África ele pode revelar toda sua capacidade cultural e psíquica; era agricultor, era artífice, era criador de gado, era técnico em mineração.No Brasil a situação modificou-se: (...)”.

  1. Pg.94 – “(...) antes de estudar a participação do negro na formação cultural do Brasil,devemos vê-lo em seu quadro natural,no próprio ambiente em que nasceu e viveu;e isto para que possamos  compreender o mecanismo de sua incorporação a vida brasileira.

        Sabe-se que não há apenas uma África, ou melhor, uma única África negra ;encontram-se naquele continente condições culturais diversas,fazendo com que surjam vários graus de cultura dos diversos grupos:pigmeus ou hotentores,bantos ou daomeanos, sudaneses ou bosquímanos.Uns de cultura primitiva, outros de cultura mais adiantada alguns formados culturalmente sob a influencia do islamismo.Não há africano,mas africanos;tanto étnica como culturalmente  não, como unidade,o “Homo Afer”.Há na realidade, homens de diversos padrões culturais, de variadas condições de cultura, muitas vezes com características peculiares diversas entre os vários graus.”

Pg.95 – “ Em seu estudo sobre civilizações sobre as civilizações africanas, Paulme identificou os seguintes grupos étnicos: melanoafricanos, compreendendo os sudaneses , Guinéus, Congoleses, Nilóticos, Sul-Africanos; abissínios, compreendendo os oromi, ou “galla”, ambara e tigray;os etíopes,compreendendo os semicamiticos e os fulge; e os negritos ou pgineus(Joison)compreendendo os bosquímanos e hotentotes. São populações  não apenas diversificadas fisicamente, seja por suas origens, seja pela mestiçanagem verificada no correr dos tempos; mas igualmente diversificadas pelos seus níveis culturais, os mais variados quanto a diferentes aspectos.”

Pg.96/97 “ (...) ao situarmos o estudo do negro, antes de sua incorporação as populações brasileiras,convêm considerar esta situação também que representava um momento de cultura em pleno desenvolvimento;situação também que representava um momento de cultura traduzido pelos degraus diversos manifestados pelos vários grupos de negros. Esta situação é que sofreu o impacto da escravidão,e consequentemente foi perturbada ou modificado. Quando eles, os negros africanos, manifestavam seus valores culturais autênticos e puros, foram surpreendidos pela caça escravagista.

        O século XV foi o do primeiro contato do africano com o europeu, contato de consequências irremediáveis,pois abriu caminho para o comercio negreiro.(...) a descoberta da América. As populações africanas, a partir de então, foram atingidas por continuas guerras,expedições de caça ao homem, extermínio dos que escapavam ao cativeiro.

        (…) as sociedades africanas, com o comercio negreiro, se abastardaram; mais que a decadência social ou econômica,mais  violento foi o abastardamento da organização social em que assentava a vida das populações africanas .As sociedades se transformaram.”

Pg.97 “Depois,veio o seculo XIX;da escravidão passaram os africanos ao colonialismo. Nova transformação, desta vez para o domínio colonial dos povos europeus, que dividiram a Africa em porções subordinadas a metrópole europeia.

        As transformações que o domínio colonial impôs acarretaram desagregações,desiquilíbrios, desajustamentos, de toda ordem”

O negro no Brasil

Pg.99 “(...)O negro foi o elemento humano que completou a atividade do português como criador de um sistema  de agricultura tropical, que serviu  de base no processo de colonização com que foi ocupado o território brasileiro.

        Foi particularmente o escravo que influiu na organização econômica e social do Brasil, constituindo a escravidão uma daquelas três forças  - as outras duas, a monocultura e o latifúndio – que caracterizam o processo de exploração da nova terra portuguesa; e que fixaram igualmente a paisagem social da vida de família ou coletiva no Brasil.”

Pg.100 “(...)Como escravo, e por causa da escravidão, o negro africano teve sua cultura perturbada; dela afastado bruscamente, misturou-se com outros  grupos culturais. Esta circunstancia contribuiu para que os valores culturais de que era portador fossem prejudicados em sua completa autenticidade ao se integrar no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (118.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com