TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

D De Dificil

Trabalho Universitário: D De Dificil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 4

Em que consiste o orçamento anual:

O orçamento anual é um instrumento financeiro que prevê os resultados financeiros e a posição financeira de uma empresa para um determinado período.

É um orçamento que se concentra no que os gestores tendem a gastar em vez dos recursos de que necessitam.

Assume-se como um guia formal, que dirige as atividades diárias de uma organização, levando a que os gestores, uma vez por ano (ou mais), realizem uma análise acerca da dinâmica da própria organização, conseguindo ter uma perceção das oportunidades e das ameaças que poderão influenciar a empresa.

A utilização deste tipo de orçamento está, usualmente, relacionada com a concentração dos modelos organizacionais adotados pelas organizações, uma vez que o poder de tomada de decisão está concentrada no topo da hierarquia da organização com o intuito de alcançar um maior controlo.

O orçamento anual já faz parte do funcionamento das empresas há muito tempo e é usado por quase todas elas, sendo que estas não o fariam se não houvessem claras vantagens associadas à elaboração do mesmo.

Vantagens:

-O orçamento anual pode tornar-se numa ferramenta de motivação muito importante para o funcionamento das empresas, visto que influencia os gestores a actuarem e a tomarem decisões que vão ao encontro dos objectivos das mesmas. Se o orçamento não servir este proprósito poderá ser encarado como uma ameaça e não como um desafio.

- Outra vantagem do orçamento anual é que ele oferece simplicidade, ou seja, pode-se realizar facilmente um orçamento para cada área ou departamento da empresa com base nos gastos que foram necessários efectuar em anos anteriores. Se a quantidade desses gastos tiver sido consistente ao longo de um período de anos, este orçamento pode oferecer um método simples e confiável de antecipação das despesas para os anos seguintes. A simplicidade também pode audar a economizar tempo e esforço na preparação do orçamento, visto que grande parte dos dados necessários para a realização do orçamento estão prontamente disponíveis.

- Com a utilização do orçamento anual torna-se mais fácil justificar os gastos, pois as despesas propostas são baseadas em necessidades de anos anteriores. Assim, e como não obriga a justificar cada elemento de despesa do orçamento, não prejudica os departamentos que teriam o trabalho de o fazer.

- Compatível tanto com organizações de pequena como de grande dimensão, visto que o processo de orçamentação consegue suportar uma grande quantidade de informação.

- Como é um orçamento com o qual a maioria dos gestores já está familiarizado, não exige nem requer deles certas capacidades específicas que são necessárias para a elaboração de outros orçamentos que não este.

- O orçamento anual também constituí um instrumento muito útil para a tomada de decisão da gerência no que diz respeito à redução ou não de custos, visto que nos permite fazer uma análise de redução de custos que ajuda a designar objetivos e estabelecer metas que ajudem a reduzir alguns deles.

O orçamento anual desempenhou um papel importante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com