TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Caso de Difícil Solução

Resenha: Um Caso de Difícil Solução. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  Resenha  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 2

Um Caso de Difícil Solução

Do deputado Parsifal Pontes, líder do PMDB na Assembleia Legislativa, sobre o caso Pagrisa.

O caso Pagrisa dificilmente será esclarecido, pois, se houve a situação flagrada pelo Grupo Móvel, ela foi modificada após a ação deste e as demais vistorias feitas à empresa o foram em situação diversa.

Não desautoriza a asserção acima a dita de que a empresa não poderia construir equipamentos tão rápido, pois a qualidade dos alojamentos é apenas um elemento de análise: sob o teto de palácios pode haver escravidão.

Tanto a Comissão do Parlamento paraense, quanto a do Senado da República, viram a fazenda em visitas agendadas, por isto, não poderiam as mesmas terem sido tão preliminares na absolvição da empresa.

Óbvio que a sociedade de Ulianópolis sairia em defesa da Pagrisa: ela faz parte da vida econômica do município e tem postura empresarial diferenciada.

Dever-se-ia esperar que os funcionários elogiassem a empresa por aquela postura já dita, mesmo que esta fosse ainda enquadrada como análoga ao trabalho escravo, cuja definição legal é objetiva: dadas as condições em que vivem muitos cidadãos que chegam ao Pará, ter um lugar para atar a rede, beber água natural sob Sol à pino, e fazer duas refeições ao dia, destarte a qualidade disto, é uma bênção.

No mais, o fato de um padre rezar missa no canavial, ou um pastor orar cultos no barracão da fazenda, não elide, de pronto, as afirmações do Grupo Móvel: missas também eram rezadas nas senzalas.

É bizarra a hipótese de que o Grupo Móvel estava a serviço de forças ocultas que desejavam golpear a probabilidade de produção de etanol na Amazônia: isto não seria inverossímil, todavia suposições conspiratórias não deveriam ser usadas como elemento de descrédito do trabalho do Grupo Móvel.

Pode ter havido descomedimento do Grupo Móvel na flagrância que lhe gerou o relatório, e há indícios de que a imprensa foi avisada da operação, estes, todavia, não são elementos suficientes para inquiná-lo de mentiroso.

Tanto a Assembléia Legislativa quanto o Senado Federal careceram de cautela: se não fosse possível ratificar um relatório, em certos aspectos, duvidoso, a contrario sensu, não se deveria fazer tão incontinenti reverência ao setor do agro business que, todos sabem, carece de sensibilidade social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com