TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEBATE: Comunicação Pública, cidadania e democracia

Por:   •  11/6/2018  •  Artigo  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

Camilla Albernaz – RA 17000331 RPD3

DEBATE: Comunicação Pública, cidadania e democracia

A comunicação pública pode ser uma questão muito importante para que exista cidadania e democracia dentro de uma Constituição.

No artigo e no debate feito em sala de aula foram feitas análises das opiniões e questões a partir dos alunos sobre como funciona a comunicação pública no Brasil (alguns pontos sobre a comunicação pública no exterior também foram abordados) e como ela se relaciona com a construção da democracia e da cidadania. Algumas analises e conclusões foram compartilhadas a respeito de como a comunicação pública poderia ser melhor trabalhada para que a sociedade se tronasse democrática e consciente.

Questões como:

  • Como e o quanto a construção dos direitos influencia na situação atual do país? A situação atual do país também é determinante do cumprimento de leis e direitos estabelecidos aos cidadãos, porém depende muito de quais leis estão sendo regidas na constituição. Para moldar uma constituição o país tem sua imagem retratada diante dela.
  • Governo populista – Governo e mídia manipulam o que é repassado para o telespectador, no caso, o povo “Até que ponto a democracia realmente funciona neste caso? ”É evidente o fato de que a maioria do conteúdo exibido na mídia não passa por uma “peneira” que possa comprovar se a notícia realmente é verídica, pela facilidade de seres “Postadas” e transmitidas as notícias atualmente. Por isso é difícil saber se realmente tudo aquilo é de fato verdade.
  • Qual o poder na comunicação pública? O que é repassado para o cidadão em relação a política realmente é de total veracidade? Nunca se sabe se realmente a notícia veiculada é verídica, pois é possível e frequente a transmissão de informações falsas vindas da mídia, em favor da política. Poder da comunicação\Mídia - Maioria das vezes as pessoas tendem a somente acreditar naquilo que as convém, deixando de lado ao que realmente é verdade. Isso é exemplificado nas grandes massas que são adeptos a partidos políticos. Ex.: Petistas. Mesmo quando o líder do partido é responsável por algum ato que vem a ser contra e prejudicial a sociedade, eles continuam apoiando. Qualquer que seja a notícia veiculada que revele informações negativas sobre o partido, nunca serão relevantes para estas pessoas.
  • Internet x Imprensa é cumplice na transmissão de informações. – Qual o nível de veracidade em todo o seu conteúdo. Qual o poder na comunicação pública? O que é repassado para o cidadão em relação a política realmente é de total veracidade? Nunca se sabe se realmente a notícia veiculada é verídica, pois é possível e frequente a transmissão de informações falsas vindas da mídia, em favor da política. Órgãos públicas x comunicação pública – o poder de transformar as informações (tornando-as distorcidas em alguns casos, ou maioria) e manipular a opinião pública. O objetivo dessa ação é sempre em favor a eles em âmbito político em relação a sociedade.
  • Mídia não faz questão de repassar as informações claras e bem explicadas para a sociedade. Muitos não sabem realmente o que acontece no ambiente político – o que torna a sociedade leiga em relação a assuntos importantes sobre a constituição, sociedade e política.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com