TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA

Casos: DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

O USO DA DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA NAS PEQUENAS EMPRESAS

INTRODUÇÃO

A PROBLEMÁTICA

No Brasil, ultimamente, as pequenas empresas vem desempenhando um relevante papel na economia, principalmente na geração de emprego e renda. Não obstante a isso, pesquisas do Serviço Brasileiro de Apoio as Micros e Pequenas Empresas (SEBRAE), apontam que várias das pequenas empresas encerram suas atividades por falta de Capital de Giro e por ausência de planejamento, ou seja, a falta de planejamento financeiro e a gestão inadequada desses recursos, são um dos principais fatores que contribuem o encerramento das atividades.

Sendo assim, devido à importância que as pequenas empresas desempenham na economia do país, torna-se imprescindível o uso de instrumentos de controle para auxiliar o pequeno empresário na gestão de seu negócio. Nesse cenário, a DFC- Demonstração dos Fluxos de Caixa, embora não seja obrigatória para empresas de pequeno porte, apresentam-se como uma ferramenta de inestimável valor para auxiliar a gestão dos pequenos empreendimentos.

JUSTIFICATIVA

Em virtude do crescimento do número de pequenas empresas no cenário nacional e sua importância na geração de emprego e renda, faz-se necessário a utilização de instrumentos de controle voltados para este segmento. Logo, a DFC apresenta-se como uma relevante ferramenta de gestão financeira para as pequenas empresas, contribuindo assim para

OBJETIVO GERAL

Fomentar o uso da DFC por parte dos pequenos empresários, no intuito de melhor gerir a empresa e com isso aumentar as chances de êxito empresarial.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Disseminar junto aos gestores dos pequenos negócios a importância do gerenciamento do fluxo de caixas para o sucesso do seu negócio.

- Fomentar o uso desse demonstrativo contábil pelos contadores das micros e pequenas empresas.

- Desenvolver mecanismos gestão dos fluxos de caixas com modelos adaptados as pequenas empresas.

- Recomendar aos escritórios de contabilidade e empresas de softwares empresariais a criar um modelo de DFC, adaptável às necessidades dos pequenos negócios.

METODOLOGIA DA PESQUISA

A pesquisa consistirá basicamente em visitas a órgãos públicos e privados representantes dos pequenos empresários, pesquisas em revistas especializadas, artigos, obras literárias, reportagens jornalísticas, internet e visitas de campo a empresas e escritórios de contabilidade.

CRONOGRAMAS

ETAPAS DA EXECUÇÃO DO PROJETO

2015-2016

AÇÕES JULHO AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO JANEIRO FEVEREIRO MARÇO ABRIL MAIO JUNHO

2016-2017

AÇÕES JULHO AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO JANEIRO FEVEREIRO MARÇO ABRIL MAIO JUNHO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com