TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL ECONOMIA E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Artigo: DESAFIO PROFISSIONAL ECONOMIA E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  1.543 Palavras (7 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO NOVO HAMBURGO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

WILLIAM DOS SANTOS DE SOUZA: RA 9783439673

DESAFIO PROFISSIONAL

ECONOMIA E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

TUTOR EaD: PRISCILA MUNARI

NOVO HAMBURGO / RS

2014

INTRODUÇÃO

Nos últimos anos o número de empresas familiares cresceu demasiadamente no Brasil. Essas empresas têm grande impacto no ambiente econômico no qual atuam. Hoje existem desde pequenas e médias empresas, especializadas e competitivas, que crescem e precisam estar reformulando suas atividades para manterem-se competitivas no mercado.

O presente desafio profissional pretende abordar a sucessão no comando de empresas familiares, utilizando como objeto de estudo o caso da Indústria de Bebidas Pira.

O processo de sucessão é sempre uma grande barreira para os gestores, que impõe grande dificuldade a ser vencida envolvendo alto grau de risco na perpetuação da empresa. Dependendo do grau de disputa á sucessão pode ser fatal para os negócios.

Na primeira parte será verificado o perfil de Paulo e Iran, apresentando suas competências e habilidades, para poder entender qual se adéqua melhor a função de novo diretor geral.

Logo em seguida serão verificadas as deficiências dos irmãos, de acordo com as inabilidades apresentadas na tabela anterior. Através desse estudo será possível apresentar soluções para que eles se qualifiquem e melhorem seu desempenho dentro da empresa.

Também será visto os fatores que influenciam na escolha do novo gestor e as características necessárias para o novo gestor e em seguida a necessidade ou não de alocar Paulo e Iran em outros cargos dentro da organização.

Por fim, será apresentado um novo organograma da Indústria de Bebidas Pira e as referências bibliográficas utilizadas.

1. PERFIL DE PAULO E IRAN

Competências e Habilidades do Gestor Paulo Iran

Relacionamento interpessoal - X

Liderança X -

Resolução de conflitos - X

Pro atividade X -

Tomada de decisão em condições de ambiguidade - X

Empreendedor X -

Criatividade X X

Ética X X

Habilidade técnica X -

Capacidade de trabalhar em equipe - X

Comprometimento com a empresa X X

Responsabilidade X X

Capacidade de lidar com mudanças e situações novas X X

Capacidade de negociar - X

Capacidade de Transmitir conhecimento - X

2. ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DE PAULO E IRAN

Competências e Habilidades Deficitárias Paulo Iran Explicação

Relacionamento interpessoal X - Paulo fica alterado quando suas convicções são contestadas.

Liderança - X Iran nunca teve experiência como líder.

Resolução de conflitos X - Paulo não gosta de resolver conflitos entre funcionários e sempre deixava a responsabilidade para seu pai.

Pro atividade - X Iran ainda não tem grande conhecimento das funções da empresa e se mostrou resistente a aprender sobre determinados setores.

Tomada de decisão em condições de ambiguidade X - Paulo não gosta de tomar decisões que envolvem a demissão de funcionários ou grandes riscos para a empresa.

Empreendedor - X Iran não tem grandes conhecimentos em relação a empreendedorismo e é mais conservador em relação a manter a empresa da forma que esta.

Habilidade técnica - X Iran por ser muito novo teve pouca experiência dentro da empresa para desenvolver habilidades técnicas.

Capacidade de trabalhar em equipe X - Paulo é individualista.

Capacidade de negociar X - Paulo não tem conhecimentos suficientes para expandir os mercados e buscar aumento no número de clientes da empresa.

Capacidade de Transmitir conhecimento X - Paulo tem dificuldade de passar informações claras e precisas aos clientes e subordinados.

De acordo com a tabela acima, as deficiências de Paulo são as seguintes: Relacionamento interpessoal; Resolução de conflitos; Tomada de decisão em condições de ambiguidade; Capacidade de trabalhar em equipe; Capacidade de negociar; Capacidade de Transmitir conhecimento.

“Situações de conflitos ocorrem quando duas ou mais partes têm atitudes ou pontos de vista contrários a um determinado assunto” (RIBEIRO, 2014, online). Administrar os conflitos possui vantagens que o gerente pode transformar em oportunidades, ou seja, transformar o conflito em um aspecto positivo, como: aperfeiçoamento do trabalho em equipe; estabelecer mais confiança e recuperação da sua imagem; fortalecimento das relações humanas; melhor desenvolvimento pessoal dos colaboradores; funcionários mais comprometidos; a energia e a motivação são voltadas ao trabalho e seu desempenho. Nesse caso, se faz necessário que Paulo busque curso de aperfeiçoamento na área de Teoria das Organizações ou Gestão de Pessoas para poder comparar com o estudo as demandas que existem dentro da empresa. Paulo também mostrou ter algumas dificuldades com o relacionamento Interpessoal, dificuldade de tomada de decisões em condições de ambiguidade e capacidade de trabalhar em equipe, pois, se altera quando suas convicções são contestadas, não gosta de tomar decisões que envolvam demissão de funcionários e apresenta ser um pouco individualista. Com o curso de Gestão de Pessoas ele poderá começar a reconhecer que seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com