TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL ECONOMIA E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Casos: DESAFIO PROFISSIONAL ECONOMIA E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  1.777 Palavras (8 Páginas)  •  953 Visualizações

Página 1 de 8

CEAD (CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA) /PB

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ELAINE CRISTINA CORREIA DA SILVA – RA 9525390027

DESAFIO PROFISSIONAL

ECONOMIA E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

TUTOR EaD: RONI BUGLIA

JOÃO PESSOA/PB 2014

INTRODUÇÃO

O Desafio Profissional apresenta etapas as quais analisam o cenário de uma empresa familiar já consolidada e de sucesso, que passa por uma transição de gestão devido a opção de seu fundador em aposentar-se e transferir as responsabilidades de gestão aos seus sucessores, os filhos.

Para tal, uma empresa de consultoria foi designada para traçar o perfil da empresa e de seus candidatos à sucessão da gestão no intuito de apresentar um plano com ações que mantenham a empresa como referência de qualidade no mercado.

Dentro desse plano de ação é analisado as competências e habilidades de seus candidatos para administrar a empresa, é diagnosticado o perfil do gestor que deverá assumir o cargo de executivo principal, a necessidade de mudança na gestão podendo ser de natureza reativa ou proativa, o remanejamento de acordo com o perfil entre os candidatos não selecionados e a necessidade de um novo organograma para essa gestão.

Este Desafio Profissional segue um roteiro pré estabelecido, sob orientação pedagógica baseado nas disciplinas norteadoras, Economia e Teorias da administração, e supervisão tutorial que desenvolve a percepção e aplicação entre a teoria e a prática do ambiente corporativo.

Passo 1: Traçar o perfil dos sucessores de João.

Perfil de Paulo e Iran

Competências e Habilidades do Gestor Paulo Iran

Aprender novos conceitos e tecnologia _____ _____

Criatividade _____ _____

Capacidade de lidar com mudanças e situações novas

____

____

Autocontrole Emocional _____ X

Liderança

X

X

Habilidade de relacionamento com as pessoas _____ X

Expressar-se e comunicar-se bem _____ X

Transferir conhecimentos _____ X

Habilidade Técnica

X

X

Trabalhar em equipe _____ X

Pensar estrategicamente _____ _____

Formular projetos e objetivos, ideias e atitudes empreendedoras _____ _____

Capacidade de alocar recursos humanos e financeiros

X _____

Tomar decisões X

X

Passo 2: Análise das Competências e Habilidades de Paulo e Iran

Competências e Habilidades Deficitárias Paulo Iran Explicação

Autocontrole Emocional

____

X Iran altera-se quando contestadas suas convicções.Será necessário Trabalhar o autocontrole, desenvolver flexibilidade e vivenciar diferentes experiências sociais.

Liderança

X

X Mesmo desempenhando cargos gerenciais em todas a áreas da empresa, mas por sempre agirem de acordo com as determinações do Dr. João a habilidade de liderar foi ofuscada ou reprimida tanto no Paulo como no Iran. Assim, através da experiência profissional ambos deverão buscar o conhecimento empírico espelhando-se na sobriedade e carisma do Dr. João.

Habilidade de relacionamento com as pessoas

____

X Para desenvolver essa habilidade, Iran necessita ser mais aberto a diálogos, uma vez que altera-se quando contestado, e o saber ouvir (mesmo sem acatar) surte um bom efeito para relacionar-se de forma hábil.

Expressar-se e comunicar-se bem

____

X Sua deficiência no autocontrole desinteressa as pessoas em ouvir-lhe, bloqueia o entendimento do que se transmite. Para Iran, transpor essa barreira deverá trabalhar o autoconhecimento, e também o relacionamento interpessoal.

Transferir conhecimentos

____

X Sem qualificação profissional não é fácil transferir conhecimento principalmente técnico e para quem tem dificuldade em comunicar-se e expressar-se agrava a situação. Para Iran a flexibilidade, o conhecimento técnico e a melhoria em sua comunicação automaticamente facilitará na transferência de conhecimentos.

Habilidade Técnica

X

X Paulo e Iran não se qualificaram profissionalmente agindo de acordo com o intuitivo do Dr. João. É necessário educação formal e continuada para que com o conhecimento teórico haja melhor entendimento e interpretação dos processos para condução da empresa.

Trabalhar em equipe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com