TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL ECONOMIA E TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

Casos: DESAFIO PROFISSIONAL ECONOMIA E TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

BARRA DO GARÇAS – MT

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

NOME: EVA RODRIGUES BRITO

RA: 8904156175

DESAFIO PROFISSIONAL

ECONOMIA E TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

TUTOR EAD: RONI BUGLIA

BARRA DO GARÇAS – MT

2014

INTRODUÇÃO

Este desafio profissional norteia-se na necessidade por mudanças no modelo de gestão e busca de soluções para o novo cenário na Indústria de Bebidas Pira.

A empresa Pira é uma empresa familiar, fundada pelo Doutor João,de origem nordestina e conhecido pelas suas superações e por ser carismático As empresas familiares ocupam um espaço importante no cenário econômico e social. Vejamos se essa mudança será de imediato (reativa) ou gradativamente (proativa), porque a empresa é uma das maiores empresas em um mercado oligopolista e não quer perder as vantagens competitivas que conseguiu ao longo do tempo e precisa da visão panorâmica dessa consultoria para efetivar essa sucessão.

A seguir vamos apresentar alternativas para o processo de sucessão previsto para a Indústria de Bebidas Pira.

OBJETIVO

Neste desafio profissional serão analisadas as competências e habilidades de cada um dos candidatos à sucessão do cargo de Gestor na Empresa de Bebidas Pira, e uma breve análise de comportamento dos irmãos IRAN e PAULO.

DESENVOLVIMENTO

1: perfil dos sucessores de João `` Paulo e Iran``

Competências e Habilidades do Gestor Paulo Iran

Autocontrole emocional _ X

Comunicação - x

Trabalho em equipe x x

Senso Crítico - -

Capacidade de Gerenciar - x

Motivação x x

Comprometimento com a Empresa x x

Capacidade de tomar decisões - x

Nessa tabela foram detectadas algumas habilidades e competências dos dois possíveis sucessores, umas com mais relevâncias outras com menos, podendo ser convertida com poucas dificuldades. Na habilidade de Comunicação o Paulo deixa um pouco a desejar, pois não é muito comunicativo e tem dificuldades em repassar informações claras .E Iram possui um ponto fraco que e o controle emocional dificuldades de lidar com pessoas, a maneira de gerenciar dele é muito autocrata então ele escuta os outros mas gosta que todas as decisões saiam dele, por isso deveria observar um pouco mais o seu Pai pois administra empresa a anos na mais absoluta democracia.

O Iran tem muita habilidade na hora de comandar as pessoas só que deixa muito a desejar na hora de traçar objetivos e metas para eles dependendo de uma pessoa acima dele com um pensamento sistêmico maior que englobe toda sua equipe, que no caso essa pessoa sempre foi o Dr. João.

Já o Paulo tem uma dificuldade muito peculiar é a dificuldade de não saber Gerenciar, deixando a responsabilidade maior apenas com seu irmão Iran como já falei ele sempre adotou um modo muito autocrata de gerenciar e por causa disso a classe operacional não trabalha muito satisfeita afetando assim a produção da empresa, que nesse caso vem sendo bem observado pelo Dr. João que vem trabalhando esse lado negativo junto com ele. Então essa consultoria observa que Iran tem um perfil melhor do que o de Paulo pra assumir a empresa, pois tem uma visão maior do sistema para traçar objetivos e planejar estrategicamente o futuro da Indústria Pira.

Porém a mudança terá que ser proativa porque o Iran possui dificuldades em lidar com suas emoções e com um convívio um pouco maior com o Dr. João ele irá melhorar essa parte deficitária.

PASSO 2: Análise das Competências e Habilidades de Paulo e Iran

Competências e Habilidades Paulo Iran Explicação Soluções

Autocontrole emocional _ X Iran fica alterado quando suas convicções são contestadas Iran devera controlar suas emoções e saber lidar com possíveis

Resultados sendo eles negativos ou positivos

Comunicação - x Paulo tem dificuldade em

repassar informações claras Paulo necessita de melhorar sua comunicação, procurando o Maximo possível ser mais claro em sua comunicação.

Trabalho em equipe x x Ambos realização bem o trabalho em equipe Ambos se dão bem neste quesito mais e necessário se aperfeiçoar cada dia mais

Senso Critico - - Paulo e Iran apresentam

dificuldades em criticar as

decisões do pai, Dr. João.

Os dois irmãos necessitam de estar em posição de saber criticar, chamar atenção ou elogiar.

Capacidade de Gerenciar - x Paulo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com