TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL ECONOMIA E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Dissertações: DESAFIO PROFISSIONAL ECONOMIA E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

O principal objetivo deste trabalho é mostrar como é importante a avaliação de Habilidades e Competências de determinados indivíduos no momento em que se faz necessário o processo de mudança dentro de uma organização.

Dentro da situação relatada, no caso a Indústria de Bebidas Pira, procuramos identificar as deficiências das Habilidades e Competências dos filhos do Doutor João para elaborarmos um novo plano de gestão para a empresa. A partir daí, podemos sugerir um novo organograma para a empresa, no qual estão definidos os cargos e competências para a nova formação da área administrativa da empresa.

Esse trabalho foi importante para a observarmos que a maior parte das atividades humanas é realizada por equipes, não por indivíduos. Os resultados do Administrador são os resultados das empresas sob sua supervisão direta.

PASSO 1: Traçar o perfil dos sucessores de João

Perfil de Paulo e Iran

Competências e Habilidades do Gestor Paulo Iran

Relacionamento interpessoal X -

Gestão de pessoas X X

Foco nos resultados - X

Pró-atividade - X

Liderança - X

Criatividade X X

Boa comunicação X -

Flexibilidade X -

Capacidade de negociação X X

Visão estratégica - X

Capacidade de trabalhar em equipe X X

Comprometimento com a empresa X X

Ser empreendedor - X

Ética X -

Gerenciamento financeiro - X

Na tabela a cima podemos observar a Competências e Habilidades aferidas em cada um dos filhos do Doutor João. Podemos observar que o Paulo possui facilidades ao lidar com pessoas e o Iran apresenta capacidades de gerenciamento e liderança.

Sabemos que para ser um bom Gestor as Competências e Habilidades devem estar equilibradas. Todos nós temos características inatas e outras que podem ser desenvolvidas ou ensinadas.

Na próxima tabela mostraremos as deficiências de cada um dos filhos do Doutor João para uma breve avaliação de possíveis correções dessas deficiências.

PASSO 2: Análise das Competências e Habilidades de Paulo e Iran

Competências e Habilidades Deficitárias Paulo Iran Explicações

Relacionamento interpessoal X - Iran possui dificuldades em relacionar-se com as pessoas.

Gestão de pessoas X X Ambos possuem influencia em gerir os funcionários Paulo em função de seu relacionamento e Iran em função de sua liderança.

Foco nos resultados - X Paulo possuem uma deficiência em manter e obter resultados suas ideias desviam do resultado com facilidade.

Pró-atividade - X Paulo não é um indivíduo proativo sua natureza é deixar a situação correr naturalmente e assim observar se os problemas são resolvidos de maneira automática.

Liderança - X Paulo tem dificuldade em comprometer-se e possui medo de criar um desgaste em sua imagem, prejudicando assim seu ótimo relacionamento.

Criatividade X X Ambos possuem novas ideais e um estrito senso de modernização.

Boa comunicação X - Iran tem dificuldades em comunicar-se quando pego de surpresa.

Flexibilidade X - Iran não é um indivíduo flexível, talvez por ter grande convicção em suas ideias.

Capacidade de negociação X X Ambos são excelentes negociadores, porem Paulo não é tão agressivo.

Visão estratégica - X Paulo não consegue prever situações de dificuldades e não possuem técnica e estratégia para a resolução de um problema.

Capacidade de trabalhar em equipe X X Ambos têm uma boa habilidade de trabalhar em equipe.

Comprometimento com a empresa X X Ambos são comprometidos com a empresa de seu pai.

Ser empreendedor - X Paulo tem dificuldades em ariscar

Ética X - Iran tem dificuldades em manter segredos e expõem as pessoas com facilidade.

Gerenciamento financeiro - X Paulo tem dificuldades com cálculos matemáticos e com o gerenciamento do dinheiro

Ao observarmos a Tabela 2 identificamos que as Competências e Habilidades Deficitárias de Paulo e Iran precisam ser corrigidas para que eles possam assumir a responsabilidade de administrar com eficiência a Indústria de Bebidas Pira.

A partir das informações constatamos que Paulo precisa trabalhar o lado teórico da Administração, seja fazendo cursos no SEBRAE ou em instituições que ministrem Técnicas de Gestão.

Já o Iram tem que trabalhar o lado emocional e pessoal, pois possui dificuldades de interagir com os demais. Seria uma questão de Psicologia. Mas, ressaltamos sua incrível capacidade de gerenciamento, pois obteve sucesso ao delegar funções aos funcionários.

Segundo Taylor (1970) no início do século XIX havia preocupação das organizações em buscar indivíduos capacitados para desempenhar determinada função e a procura pelos competentes excedia a oferta. Mais tarde, em decorrência de pressões sociais e da complexidade das relações de trabalho, não somente as questões técnicas eram importantes como também os aspectos sociais e comportamentais relacionados ao trabalho.

No Brasil, as primeiras discussões surgiram no final do século XX, quando as inovações gerenciais, os novos conceitos de administração e novos modelos de produção começaram a ser disseminados nas empresas do país com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com