TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL ECONOMIA E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Trabalho Escolar: DESAFIO PROFISSIONAL ECONOMIA E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  1.531 Palavras (7 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 7

DESAFIO PROFISSIONAL

ECONOMIA E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

TUTOR EaD: RONI BUGLIA

JUNDIAÍ/SP

2014

1. INTRODUÇÃO

O principal objetivo deste trabalho é mostrar como é importante a avaliação de Habilidades e Competências de determinados indivíduos no momento em que se faz necessário o processo de mudança dentro de uma organização.

Dentro da situação relatada, no caso a Indústria de Bebidas Pira, procuramos identificar as deficiências das Habilidades e Competências dos filhos do Doutor João para elaborarmos um novo plano de gestão para a empresa. A partir daí, podemos sugerir um novo organograma para a empresa, no qual estão definidos os cargos e competências para a nova formação da área administrativa da empresa.

Esse trabalho foi importante para a observarmos que a maior parte das atividades humanas é realizada por equipes, não por indivíduos. Os resultados do Administrador são os resultados das empresas sob sua supervisão direta.

“A Indústria de Bebidas Pira passa por mudanças no modelo de gestão e busca soluções para o novo cenário que se apresenta”

Dentre as várias formas e composições administrativas uma das que mais se destacam são as empresas familiares, que ocupam um espaço importante no cenário econômico e social capitalista. Um caso de empresa familiar é a Indústria de Bebidas Pira, localizada na região metropolitana de São Paulo, fundada em 1965 por iniciativa de João Barroso.

A demanda cresceu na mesma proporção que a empresa se consolidava no mercado regional. A Indústria de Bebidas Pira é um exemplo de sucesso no ramo de bebidas alcoólicas, todavia enfrenta uma crise de gestão, pois o Dr. João está sentindo o peso da idade e decidiu em assembléia com 138 funcionários presentes, anunciar que pretende se aposentar e transferir as responsabilidades da gestão para os filhos Paulo e Iran. Até então, os filhos desempenhavam funções gerenciais em todas as áreas da empresa, determinadas de acordo com as orientações do Dr. João.

Paulo e Iran sempre se dedicaram a empresa e respeitaram o conhecimento intuitivo e gerencial do pai, e este foi um dos motivos pelos quais não buscaram a qualificação profissional para gerenciar a empresa familiar.

Diante dos fatos, nossa empresa de consultoria foi contratada para sugerir as ações que precisam ser implementadas para as mudanças na estrutura gerencial, a fim de mantê-la como referência de qualidade no mercado de bebidas alcoólicas.

Para darmos início a avaliação, elaboramos uma tabela onde identificamos as Deficiências das Competências e Habilidades dos filhos do Doutor João. Veja a seguir:

PASSO 1: Traçar o perfil dos sucessores de João

Perfil de Paulo e Iran

Competências e Habilidades do Gestor Paulo Iran

Atuar preventivamente X X

Aprender novas tecnologias X X

Assumir responsabilidades X X

Capacidade de gerenciamento - X

Capacidade de transferir conhecimentos X -

Capacidade de trabalhar em equipe X -

Ética X X

Gerir conflitos X -

Liderança - X

Negociar X -

Pensar estrategicamente (empresa como um todo) - X

Ser empreendedor - X

Ter vontade política e administrativa X X

A Tabela 1 nos mostra as Competências e Habilidades aferidas em cada um dos filhos do Doutor João. Podemos observar que o Paulo possui facilidades ao lidar com pessoas e o Iran apresenta capacidades de gerenciamento e liderança.

Sabemos que para ser um bom Gestor as Competências e Habilidades devem estar equilibradas. Todos nós temos características inatas e outras que podem ser desenvolvidas ou ensinadas.

Na próxima tabela mostraremos as deficiências de cada um dos filhos do Doutor João para uma breve avaliação de possíveis correções dessas deficiências.

PASSO 2: Análise das Competências e Habilidades de Paulo e Iran

Competências e Habilidades Deficitárias Paulo Iran Explicação

Autocontrole emocional _ X Iran fica alterado quando suas convicções são contestadas

Capacidade de gerenciamento - X Paulo precisa adquirir conhecimentos mais específicos nessa área, já que se dedicou mais na área de Administração de pessoas.

Capacidade de transferir conhecimentos X - Iran tem dificuldades em se comunicar, o que dificulta na transferência de conhecimentos.

Capacidade de trabalhar em equipe X - Iran sempre teve o perfil mais reservado e, pelo fato de não se comunicar bem, tem problemas ao trabalhar em equipe.

Gerir conflitos X - Iran se mostra bastante alterado ao lidar com conflitos.

Liderança - X Paulo tem dificuldades em delegar ou fazer com que as pessoas o levem a sério, pois tem o perfil mais despojado.

Negociar X - Iran precisa aperfeiçoar suas técnicas de negociação, pois apresenta falta de paciência em negociar com alguns fornecedores.

Pensar estrategicamente X - Iran costuma enfatizar seus próprios objetivos, esquecendo-se de pensar nos objetivos da empresa.

Ser empreendedor - X Paulo tem medo dos riscos que uma nova ideia pode ocasionar.

Ao observarmos a Tabela 2 identificamos que as Competências e Habilidades Deficitárias de Paulo e Iran precisam ser corrigidas para que eles possam assumir a responsabilidade de administrar com eficiência a Indústria de Bebidas Pira.

A partir das informações constatamos que Paulo precisa trabalhar o lado teórico da Administração, seja fazendo cursos no SEBRAE ou em instituições que ministrem Técnicas de Gestão.

Já o Iram tem que trabalhar o lado emocional e pessoal, pois possui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com