TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO

Tese: DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  Tese  •  3.283 Palavras (14 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

A Creche Estação Criança é a oportunidade de aproveitar as peculiaridades encontradas na cidade de Bela Cruz, somadas ao novo cenário brasileiro, onde as mulheres representam uma grande parcela da população economicamente ativa nos centros urbanos, e este número vem crescendo a cada dia. Isso significa que as mulheres, cada vez mais estão ostentando posições fora de casa, seja trabalhando ou criando seu próprio negócio, não podendo cuidar dos afazeres domésticos e das crianças, gerando uma demanda crescente por serviços nessa área.

Para suprir essas necessidades as Creches se apresentam como uma parte promissora dos empreendimentos do país, onde as mulheres estão passando mais tempo longe de casa, precisando de um serviço especializado que possa dar a assistência necessária aos cuidados com crianças com idade entre 0 e 3 anos de idade.

A Creche é um negócio relacionado ao ato de responder pelos cuidados integrais da criança na ausência da família, promovendo acesso aos conhecimentos necessários à sua formação psicomotora, preparando-o para a convivência na sociedade que pode atender a várias necessidades, como por exemplo: de aprendizagem da criança incluindo aulas de artes e línguas, e a necessidade de educação e socialização com pequenas viagens e passeios, espaços variados para diversos tipos de brincadeiras e esportes coletivos.

Nessas ofertas de serviços é que a creche ou escola infantil pode estabelecer os diferenciais competitivos em relação às outras instituições.

1. SUMÁRIO EXECUTIVO

As Instituições Particulares de Educação Infantil assumem hoje notável papel social em nosso dia-a-dia, suprindo a carência da rede oficial de ensino, que além de não oferecer um serviço de qualidade, não consegue se expandir na proporção das necessidades da população. A Educação Infantil, devido às suas particularidades no desenvolvimento da criança, cumpre duas funções complementares e inseparáveis: cuidar e educar, complementando os cuidados e a educação realizados no âmbito familiar.

O perfil das famílias que buscam serviços de creches tem se modificado nos últimos anos. Antigamente, elas eram procuradas principalmente por famílias de classe média, cuja mãe precisava trabalhar; só depois passaram a ser buscadas por famílias mais ricas que acabaram impondo-lhes novos padrões de qualidade. O aumento da oferta desses serviços e a melhoria de sua qualidade, de outro lado, favoreceram a entrada de mais mulheres no mercado de trabalho, que, segundo dados do IBGE de 2003, as mulheres representam 43% da população economicamente ativa nas zonas urbanas, e esse número tende a aumentar, já que dispunham de mais uma opção para cuidado da criança.

Após algumas pesquisas, verificamos a ótima oportunidade de abrirmos um novo negócio, que atendesse a essa demanda, buscando implementar um serviço de qualidade que atenda aos anseios de pais e mães que desejam oferecer um atendimento educacional especial a seus filhos mas não podem acompanhá-los nessa jornada.

2. ANÁLISE ESTRATÉGICA

2.1. Variáveis Externas

De forma geral, as variáveis externas são representadas por fatores econômicos, político-legais e sociais cuja conduta pode afetar um ou mais fatores de uma empresa de forma positiva ou negativa.

A cidade de Bela Cruz não conta com serviços de Creche-Escola ou berçário que ofereça qualidade aos clientes. Existem as Creches municipais que suprem as necessidades de muitas famílias, porém os serviços prestados não são condizentes com as expectativas de muitas famílias que desejam ver o crescimento do filho de forma que possa prepará-lo para a vivência em sociedade e, ao mesmo, tempo, não ostentam de tempo para tal.

Outro fator que contribui é a escassez de pessoas qualificadas e de confiança para servirem de babá. Além do mais, a imensidão de notícias relacionadas a maus-tratos praticados por babás deixam os pais com receio de deixar as crianças sob os cuidados de uma pessoa desconhecida.

Esses fatores têm gerado uma necessidade premente dessas famílias, principalmente as das classes média e alta, de deixar os filhos em um local que propicie educação, estadia, alimentação e diversão para seus filhos.

2.2. O Empreendimento

2.2.1. Dados da empresa

Pessoa para contato: Maria Marceline fonteles

C.P.F: 011.875.983-30

Razão Social: Creche Estação Criança

C.N.P.J: 74.928.009/0001-87

Data de Fundação: 10/04/2013

Endereço: Rua São Vicente, 1100, Centro, Bela Cruz/Ce

Fone/Fax: (88) 3611-1530

Tipo Empresa: Empresa nascente

Sócios:

Saul Carvalho Rocha

Weslei Frank Rios

Mikaelly Cristina Dias

Raimundo Erasmo Neto

2.2.2 Capital inicial da empresa e participação dos sócios

Para o lançamento da empresa serão investidos R$ 50.428,00 (cinco mil, quatrocentos e vinte e oito reais), sendo R$ 7.204,00 (sete mil, duzentos e quatro reais) de cada sócio.

2.2.3. Responsabilidade no Gerenciamento

Cada sócio cuidará de uma área específica da empresa:

Maria Marceline fonteles – Direção Administrativa

Saul Carvalho Rocha – Direção Pedagógica

Weslei Frank Rios – Direção Comercial

Mikaelly Cristina Dias – Direção Administrativo-financeiro

Raimundo Erasmo Neto – Direção de Marketing

2.2.4. Fontes de Receita

A fonte de renda da empresa é exclusivamente advinda das Matrículas e mensalidades das crianças. O capital inicial é proveniente das economias dos próprios sócios.

2.2.5. Visão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com