TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO Sustentavel

Trabalho Escolar: DESENVOLVIMENTO Sustentavel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 2

O Brasil, já esta bem avançado em tecnologia que ajuda a conservação dos recursos naturais.Logo, ainda é preciso que a população se dedique neste desenvolvimento.A crise ambiental é fato notório para toda a comunidade global a partir, sobretudo, do século XX pós Grandes Guerras e Revoluções industriais e tecnológicas. Poderia me alongar citando os inúmeros problemas ambientais oriundos dessa crise e desse processo de desenvolvimento, problemas em nível regional e global, desde as chuvas ácidas até a diminuição da camada de Ozônio, das desertificações ao aquecimento atmosférico etc. No âmbito deste contexto, insere-se também a “sociedade de risco” que na definição de Ulrich Beck, seria a sociedade onde “os riscos sociais, políticos, ecológicos e individuais criados por ocasião do momento de inovação tecnológica escapam das instituições de controle e proteção da sociedade industrial.” 1

Diante dessa situação a ONU ( Organização das Nações Unidas) organizou a famosa Conferência de Estocolmo em 1972, em que houve um estudo e uma análise detalhada dessa crise ambiental mundial, seus fatores e possíveis soluções. A iniciativa foi válida mas somente teve a finalidade de se admitir o problema e ser fator de conscientização, entretanto, em termos práticos de gestão administrativa preocupada com a situação foi ineficiente na ampla maioria dos países presentes na conferência. Tanto que outras conferências foram e serão realizadas debatendo o tema do meio ambiente, inclusive no Brasil.

Ante o exposto e da verificação de ser uma crise global que afeta a toda a humanidade, o Direito Internacional Público torna-se fator preponderante para a mudança do paradigma desenvolvimentista predatório, para a ascendência do desenvolvimento sustentável. Desenvolvimento sustentável que seria o desenvolvimento que satisfaz as necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de alcançar a satisfação de seus próprios interesses como bem prenuncia Sidney Guerra. Autor que sensatamente defende que a dicotomia de preservar o meio ambiente e fomentar o desenvolvimento econômico precisa estar ausente de qualquer radicalismo de ambos os lados, nem o crescimento desordenado e predatório, nem a postura “verde xiita”. È preciso alcançar um ponto de equilíbrio entre os dois pólos, mas qual seria esse ponto? Não basta teorizações, elucubrações intelectuais, filosóficas, pois desse modo “Gaia”- o organismo vivo que é o planeta Terra- como James Lovelock defende em sua teoria da “Hipótese de Gaia” permanecerá na UTI e sem previsão de melhora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com