TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIMENSÂO HUMANA NA GOVERNANÇA CORPORATIVA

Pesquisas Acadêmicas: DIMENSÂO HUMANA NA GOVERNANÇA CORPORATIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  2.890 Palavras (12 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 12

Unidade: Sertãozinho – FASERT

Curso: MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICAS DE PESSOAS

Disciplina: DIMENSÂO HUMANA NA GOVERNANÇA CORPORATIVA

Professora: Leandra Berga

Nome: ADRIANO APARECIDO DOS SANTOS RA: 2204258271

I - Práticas da Governança Corporativa – Projeto Comitê de Recursos Humanos

a) Objetivo

O objetivo do Comitê de RH da empresa “Catanante&Santos Comércio de Roupas Ltda” é atuar como um organismo de discussão de temas relacionados às melhores práticas de recursos humanos com a realização de encontros periódicos e eventos direcionados. É um órgão comprometido com a aprendizagem e divulgação de conceitos atualizados na área de Gestão de Pessoas, levando seus membros à capacitação pessoal e profissional por meio da troca de experiências e apresentações de projetos relevantes.

A proposta é incentivar o debate em torno do tema Gestão Estratégica de Pessoas, afim de criar um ambiente de oportunidades e que possamos desenvolver e implementar as melhores práticas de desenvolvimento organizacional.

O comitê também se propõe a traçar rumos, pois traz pontos de vista, reflexões e inovações que podem subsidiar a gestão de pessoas no dia-a-dia da empresa, atuando com a dupla missão de tratar tanto os assuntos operacionais, como os estratégicos.

A principal estratégia para o alcance da excelência em gestão de pessoas será a valorização das pessoas e o estímulo ao trabalho em equipe e à aprendizagem organizacional.

b) Estrutura

O Comitê é integrado por 06 (seis) membros, sendo presidido pelo diretor de Recursos Humanos da empresa e mais 05 (cinco) auditores independentes.

Tendo os membros do Comitê referido mandato de 02 (dois) anos, podendo ser reconduzidos, uma única vez, por igual período.

O Comitê elaborará seu regimento interno, no prazo de 90 (noventa) dias, a contar da designação de seus membros, submetendo-o à aprovação da Diretoria Executiva da empresa.

O Presidente poderá convidar, para participar de reuniões do Comitê, outros gestores, quando necessário à discussão de temas específicos e estes poderão ser sugeridos ao Presidente por qualquer um de seus membros.

As decisões serão tomadas privilegiando-se o consenso, ficando a votação como recurso acessório, cabendo ao Presidente o voto de qualidade e a cada reunião, será elaborado um relatório final pelo presidente do Comitê. Esta participação como membro do comitê não será remunerada.

Comitê de Recursos Humanos

Participantes Ocupação

Rosemary Aparecida Catanante Presidente

Adriano José Santos Membro

Vinicius Catanante Santos Membro

Allan Martins Membro

Guilherme Santos Martins Membro

Valéria Catanante Santos Membro

Periodicidade das reuniões: Mensal

c) Responsabilidades

É dever do Presidente do Comitê convocar e presidir as reuniões, encaminhar as decisões e recomendações tomadas, distribuir tarefas e atribuir responsabilidades aos membros, elaborar relatórios das reuniões.

Aos membros do Comitê cabe atuar para que o Comitê desempenhe eficientemente as suas atribuições, participar das reuniões do Comitê, discutindo, sugerindo e avaliando as matérias em pauta, cumprir as tarefas solicitadas pelo presidente do Comitê, atuar como disseminador, junto à empresa, das ações de gestão de pessoas.

São responsáveis por propor políticas de remuneração, avaliações de desempenho, programa de participação nos resultados, além das políticas gerais de Gestão de Pessoas.

d) Conduta Ética

Cabe aos membros do comitê a seguinte conduta ética a seguir:

1. Integridade – baseada em princípios éticos, morais e legais;

2. Melhoria Continua – visando proporcionar condições para a profissionalização da gestão e atuação empreendedora, com foco nos colaboradores e nos resultados, incorporando processos de mudança que promovam o realinhamento da cultura e o desenvolvimento pessoal, profissional e empresarial;

3. Transparência – nas ações e decisões, não tirando proveito em benefício próprio ou de outrem que não esteja apto a exercer qualquer cargo/ função.

4. Reconhecimento - otimizando o aproveitamento das competências dos colaboradores, compatibilizando a disponibilidade de perfis profissionais existentes na equipe com a necessidade de alcance das metas estipuladas para a empresa;

5. Valorização - promovendo ambiente de cordialidade, confiança e cooperação na equipe. Apoiando o desenvolvimento e a manutenção do bem-estar físico, psíquico e social dos membros do comitê e colaboradores, reconhecendo e celebrando com regularidade as realizações de todos, valorizando as contribuições individuais.

II - Ética e Aspectos Psicossociais do Trabalho – Código de Conduta Ética

a) Apresentação

O presente código de conduta ética tem por objetivo principal, nortear as atitudes e ações do dia-a-dia dos colaboradores da empresa Catanante&Santos Comércio de Roupas Ltda. Trata-se um conjunto de valores compartilhados e aceitos por todos os colaboradores independentemente do seu nível hierárquico. Nele contemplamos todos os direitos e deveres das pessoas que estão direta ou indiretamente envolvidas com nossa atividade. Também nos comprometemos a avaliar e aprimorar nossa conduta sempre que se fizer necessário.

Essa postura é forjada para ser o agente inicial e decisivo do desenvolvimento de nossa empresa.

É fundamental que todos conheçam e pratiquem estes valores, pois, só assim conseguiremos perpetuar nossa marca, tornando-se cada vez mais eficiente e tendo nossos valores maximizados, mantendo satisfeita a equipe de colaboradores de nossa empresa.

b) Mensagem da direção da organização

Estou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com