TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

De Que Maneira As Organizações Através Das Tecnologias De Gestão Podem Se Anteciparem Aos Impactos Causados No Meio Ambiente Por Meio Da Atividade Fim Da Organização.

Trabalho Escolar: De Que Maneira As Organizações Através Das Tecnologias De Gestão Podem Se Anteciparem Aos Impactos Causados No Meio Ambiente Por Meio Da Atividade Fim Da Organização.. Pesquise 790.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 4

TEMA: De que maneira as organizações através das

Tecnologias de Gestão podem se anteciparem aos impactos

causados no meio ambiente por meio da atividade fim da

Organização.

• Como o Direito Empresarial atua em relação às responsabilidades da organização nesta área?

Devido ao agravamento de problemas sociais e ambientais por todo o planeta como o desemprego, poluição, exaustão de recursos naturais e à dificuldade dos governos de solucioná-los, a sociedade esta passando por um processo de reorganização. É neste contexto que as empresas sentem a pressão para adotarem uma postura socialmente responsável na condução dos seus negócios.

As empresas conscientizando a importância de considerar os interesses de outros grupos, não só dos acionistas, mas também dos funcionários, fornecedores, consumidores, sociedade e meio ambiente. A própria noção de sucesso empresarial está sendo questionada trocando o pano de fundo dos resultados apenas econômicos para um cenário que exige resultados também sociais e ambientais, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento sustentável.

Entretanto, atualmente, a empresa “deve assumir posições como agentes transformadores da sociedade”, mas quais devem ser os papeis da empresa para atuarem em cima disso?

Ou seja, esta deve ser vista como um meio ao empresário, não apenas obter lucros incomensuráveis, mas também deve respeitar os princípios gerais basilares do direito contidos no texto constitucional, como a dignidade da pessoa humana no tratamento de seus empregados, seus clientes e fornecedores. Respeito às leis ambientais, às do consumidor, às trabalhistas, e tributárias, dentre outras que estiverem ligadas ao respeito à coletividade, e não somente ao empresário. Sendo assim, como o empresário não depende apenas de si próprio para o desenvolvimento de sua atividade empresarial, mas, também, de empregados a movimentar a máquina, dos clientes para consumir seus produtos ou utilizar seus serviços, dos fornecedores para obter matéria-prima, deve, além de obter lucros, realizar serviços sociais que beneficiem a toda esta sociedade. A importância dessas ações esta ligada ao atendimento das condições atuais do mercado, voltado para o meio ambiente, aos consumidores, e ao respeito à coletividade como diferencial, para destacar-se e manter-se nesse mercado.

Os consumidores estão cada vez mais atentos ao que consomem, tendo em vista a ampla acessibilidade aos meios de comunicação, bem como, o crescimento de Organizações não-governamentais - ONG’S que auxiliam na fiscalização e combate ao trabalho escravo, infantil, à degradação do meio ambiente ou mesmo que desrespeitam os direitos dos consumidores. Assim, a empresa deve, não só por meio de omissão, mas também de ação, exercer a atividade empresarial sem causar dano ao consumidor e ao meio ambiente.

http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/6915/A-funcao-social-da-empresa-diante-da-constitucionalizacao-do-Direito

• Qual a importância de se trabalhar a Responsabilidade Social e consciência sobre o meio Ambiente dentro das organizações?

A importância de se trabalhar a responsabilidade social é o comprometimento das organizações com o desenvolvimento da sociedade e a preservação do meio ambiente, consciente de que esta contribuindo para a construção de uma sociedade melhor e mais justa. Isso significa que trabalhando dentro das organizações não estará dando lucros financeiros mas sim lucros para empresa de modo de vista dos trabalhadores,fornecedores e também consumidores . Podendo ter um modelo de gestão de negócios onde sua atuação está relacionada às dimensões sociais, ambientais e econômicas que, em parceria com boas práticas governamentais incorpora uma visão de negócios voltada às práticas em longo prazo.

Assim, se presume que as organizações gerem receitas e se desenvolvam, mas que também contribuam para que a sociedade se desenvolva sempre consciente e que todos os recursos naturais devem ser utilizados de maneira responsável.

Como podemos perceber a empresa exerce papel em toda a comunidade, principalmente no local onde está inserida e suas ações podem mudar a realidade dessa comunidade, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com