TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafios Profissinal

Artigo: Desafios Profissinal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  2.215 Palavras (9 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 9

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

LOGÍSTICA

3º SEMESTRE

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM I

PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EM UM POSTO DE COMBUSTÍVEL

POSTO BEIRA RIO

PROFESSOR-TUTOR PRESENCIAL

Aparecida Bezerra

PROFESSOR-TUTOR EAD

Giancarlo Gonçalves dos Santos

Valinhos / SP

2013

1 - MAPEAMENTO DOS PROCESSOS

Abaixo de mostraremos, através de fluxograma, a cadeia de suprimentos e os canais logísticos que um posto de gasolina precisa para o recebimento e comercialização dos seus produtos.

CADEIA DE SUPRIMENTOS

CANAL FÍSICO

CANAL DE TRANSAÇÕES

2 - CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA

O Posto

Posto Beira Rio

Fundado em 15 de junho de 1997, possui uma estrutura predial que ocupa área própria 980m2 e área construída de 348 m2, possui quatro tanques com capacidade de 15.000 litros cada, com capacidade total de 60.000 litros, sendo 01 tanque para álcool hidratado, 01 tanque gasolina comum, 01 tanque para gasolina aditivada e 01 tanque para óleo diesel. O posto emprega 14 funcionários e tem horário de funcionamento diário das 06:00 as 22:00 hs. Além da venda de combustíveis o posto ainda tem uma loja de conveniência e serviços opcionais como trocas de óleo, filtros, acessórios e lavagem de autos para clientes, para melhorar a rentabilidade e desfrutar de economias externas.

O Posto Beira Rio é uma empresa que cultiva a responsabilidade e o comprometimento com seus colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade e sociedade, sempre aprimorando alternativas, cuidando do meio ambiente e cumprindo com seus compromissos, proporcionando prazer, alegria e satisfação para toda sociedade com serviços de qualidade.

No que tange à qualidade, está relacionada à especificação de altos padrões e segurança no ambiente de trabalho e consumidores.

O posto quer ser reconhecido como referência pelos consumidores como a marca que tem os melhores combustíveis, serviços e produtos da cidade. Tem como missão, respeito, transparência e qualidade em tudo o que fazem. Responsabilidade Social e compromisso com sustentabilidade. E, por fim, os seus valores e princípios, que definem as relações dos colaboradores, comunidade, órgãos regulamentadores.

Após pesquisa na região entre bairros notou- se a necessidade de um posto de gasolina, álcool e diesel, detectada com maior ênfase e com especialidades neste local, o proprietário pesquisou alguns aspectos fundamentais:

- Criatividade: aceitar desafios e buscar soluções viáveis para o equacionamento de problemas.

- Liderança: capacidade de inspirar confiança, motivar, delegar responsabilidades, formar equipes, criar um clima de moral elevado, saber compartilhar ideias, ouvir, aceitar opiniões, elogiar e criticar construtivamente pessoas.

- Perseverança: manter- se firme num dado propósito, buscar metas viáveis em situações diversas.

- Flexibilidade: quando houver mudanças rever as situações, estudar e aprender sem perder o controle.

- Auto-motivação e formação permanente: vontade de encontrar a realização pessoal no trabalho e seus resultados, dedicando sempre ao trabalho com tempo e inspiração. Atualização de informação de mercado, tendências econômicas em todos os níveis e atualização profissional sobre nonas técnicas gerencias.

- Organização e senso crítico: compreender as relações internas para ordenar o processo produtivo e administrativo, ter capacidade de se antecipar aos problemas principais e indicar possíveis alternativas de solução.

Ter uma visão global do negócio implica tanto no mercado fornecedor, quanto no mercado final. Não se elevar pelo excesso de otimismo e entusiasmo pelo rápido retorno financeiro.

Todavia, apesar do crescimento da rede física de postos de combustíveis, também há uma grande ampliação no consumo, seja pelo incremento dos veículos novos à frota existente.

O público alvo são as pessoas físicas (família) e jurídicas (empresas).

Os clientes potenciais para a comercialização de combustíveis para veículos automotores esta concentrado em clientes individuais que normalmente mantém afinidade com o posto que lhe sirva bem (Pessoa Física)

Outra fatia de mercado importante é aquela formada pelas empresas que através de convênios ou acordos, passam a abastecer seus veículos concentradamente em um único lugar, que pode ser por causa da localização do posto, pela comodidade e preço. Empresas públicas também pode ser um grande consumidor deste segmento (Pessoa Jurídica).

No ramo de combustíveis automotores o fornecedor é um só, o distribuidor manterá com o posto de combustíveis um contrato de exclusividade, com cláusulas importantes como financiamento parcial, prazos de pagamento do combustível, condições de entrega, cota mínima de venda mensal, entre outras, no caso do Posto Beira Rio, o fornecedor é Petrobras.

O estoque esta estimado em sete dias para gasolina e óleos dieseis e 15 dias para álcool hidratado e os óleos lubrificantes. A compra da gasolina e dos óleos lubrificantes é feita com um prazo médio de 10 dias, enquanto a do óleo diesel e do álcool hidratado é realizada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com