TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvlvimento Economico Local

Trabalho Universitário: Desenvlvimento Economico Local. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 3

TEMA DO SEMESTRE: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL

1. Respostas

a) Reestruturação capitalista e a crise dos Estados nacionais vem ocorrendo a partir da década de 70 e pode ser vista como uma transformação na tomada de decisões por parte dos gestores públicos. Os municípios assumiram funções, que antes eram de estâncias superiores necessitando de mais espaço para o desenvolvimento estratégico. Dentro desse contexto verifica-se um movimento de descoberta e reflexão em relação as bases. Os municípios passam a ter mais autonomia para implantar as suas políticas locais.

b) Citam-se algumas das políticas brasileiras para o desenvolvimento local:

Economia solidária dos arranjos produtivos, sistemas locais de inovação, desenvolvimento integrado e sustentável e incentivo as culturas da região.

c) Cursos profissionalizantes para a capacitação e qualificação de empresários, tornando os aptos para gerenciar suas empresas e dar melhor qualidade de trabalho a seus colaboradores;

Projetos direcionados e financiamentos a micro e pequenas empresas;

Apoio e suporte a infra-estrutura as empresas do município;

Apoio ao desenvolvimento de feiras e eventos, integrando Erechim aos demais municípios da região e também aos outros estados.

2. Respostas

a) Nome: Adelino Collet

Cargo: Agente Executivo da Agência de Desenvolvimento do Alto Uruguai

Experiências: Empresário Individual.

b) Questões políticas, pensamentos individualistas, carga tributária e encargos trabalhistas elevados, falta de recursos financeiros e projetos qualificados.

c) Com o maior índice de participação do PIB regional, Erechim gera hoje em torno de 78% de produção industrial.

d) Erechim conta hoje como um Parque Industrial planejado e estruturado, abrigando empresas sólidas e renomadas no Brasil e no exterior, como: Comil, Intecnial, Cavaletti, Cercena, Presto, Peccin, Index entre outras. Produzindo produtos de qualidade com preços competitivos o município encontra-se entre os grandes potenciais de investimento no Estado. Sendo um dos municípios onde a geração de empregos está em alta.

3. Respostas

Opinião da Autora Opinião divergente

O desenvolvimento econômico local pode ser definido como o conjunto de estratégias e ações para a (re)construção da base produtiva local. Ações e estratégias acontecem em um espaço herdado, já existe uma historia local, um padrão de organização do território da força de trabalho e um certo grau de desigualdade social.

As prefeituras compoem a esfera de governo responsavel pela administracão dos municipios, são bastante solicitadas para encontrar respostas concretaspara os problemas locais, assim aumentou as possibilidades dos municipios de atuar no campo de desenvolvimento economico e urbano. A administracão municipal Brasileira encontra-se diante de uma potencialidade de acòes de desenvolvimento economico, municipios não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com