TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Econômico Local

Trabalho Universitário: Desenvolvimento Econômico Local. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 4

Reestruturação capitalista e a crise dos Estados nacionais,foi uma forma de avaliar os resultados das políticas de desenvolvimento em curso nos países capitalistas do pós-guerra, com ela foi possível perceber que os modelos de desenvolvimento e o planejamento da vida econômica, eram conduzidos pelos Estados nacionais.

No Brasil existem várias políticas para o desenvolvimento local, algumas destas são: Economia solidária, Sistemas locais de inovação, Sistema único de saúde (SUS), Assistência social, Serviço Brasileiro de Apoio as Pequenas e Médias Empresas (SEBRAE), entre outras.

O governo de Alagoas tem realizado diversas ações e projetos que visam promover o desenvolvimento econômico no Estado, com políticas públicas sustentáveis. Entre essas ações estão: atividades voltadas para a indústria, comércio, serviços, artesanato e arranjos produtivos locais.

Duas principais pessoas envolvidas no processo de desenvolvimento econômico em Alagoas: Luiz Otávio Gomes – secretário de estado do desenvolvimento econômico em Alagoas, bacharel em Direito com especialização em Administração de Empresas, atuou como membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República. Presidiu a AICO (Associação Ibero - Americana de câmeras de comércio).Presidiu o conselho deliberativo Nacional do SEBRAE. Presidiu a CACB (Confederação das Associações Comerciais Empresariais do Brasil). Presidiu a Federalagoas (Federação das Associações Comerciais do Estado de Alagoas), AC Maceió (Associação comercial de Maceió). E Teotônio Brandão Vilela Filho – Atual governador do estado de Alagoas formou-se em Economia na Universidade de Brasília e especializou-se em administração de empresas na federação Getúlio Vargas, foi diretor de produção e de campo da usina seresta.

As principais barreiras envolvidas na implementação do plano de desenvolvimento são: analfabetismo e mortalidade infantil – são problemas socioeconômicos enfrentados pelo estado.

Alagoas tem o turismo como vocação econômica. Suas belas praias, como a de Ponta verde, Jatiúca e Pajuçara, localizadas na capital, Maceió, são bastante procuradas pelos turistas. As que se localizam nas regiões costeiras, como as praias do Francês e Barra de São Miguel, também recebem número expressivo de visitantes. Há ainda, o polo multisetorial de indústria e comércio do litoral norte, que é um projeto da se secretaria do estado do estado e do planejamento e do desenvolvimento econômico (seplande) para ajudar a economia da região.

Este polo ainda está em fase de estudos, ele deve abrigar indústrias de médio e pequeno porte, considerando a vocação econômica local. Ele está inserido na política de investimentos do programa Alagoas tem pressa, que visa promover a geração de emprego e renda, criando uma estrutura favorável ao desenvolvimento do estado.

A construção do centro cultural de exposições e de convenções e do aeroporto zumbi dos palmares são duas oportunidades de negócios, já que oferece avanços para o turismo.

Opinião da autora Opinião divergente

A ideia de local pode ser entendida como um município, parte de município, um conjunto de municípios, um estado (UF) ou mesmo uma região. A ideia de local confunde-se com a de município, a mais localizada instância de poder no Brasil. O município é uma instância de poder político e é um recorte territorial. É uma das formas de domínio territorial – estatal.

A execução de estratégias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com