TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento de serviços para planejamento de trabalho

Pesquisas Acadêmicas: Desenvolvimento de serviços para planejamento de trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.918 Palavras (12 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 - Introdução ........................................................................................................... 09

2 – Briefing ...............................................................................................................

3 – Atendimento ……...............................................................................................

4 – Planejamento …..................................................................................................

5 – Planejamento x Criação ....................................................................................

6 – Planejamento x Mídia ........................................................................................ 10

12

13

17

18

Conclusão .................................................................................................................. 20

Referências Bibliográficas ....................................................................................... 21

1. INTRODUÇÃO

Hoje em dia sabemos que fazer uma boa campanha sem planejamento é impossível, então como eles se viravam antes do surgimento desse departamento?

A resposta é bem simples e até podemos imaginar qual seria, o atendimento, claro!

Apesar dele não se aprofundar em pesquisas, nem fazer diagnósticos, ou interpretar mil dados, sempre foi responsável por fazer ligações entre todas as informações disponíveis para desenvolver o melhor conceito e direcionar a criação da melhor maneira possível, além de acompanhar todo o trabalho e fiscalizar se o briefing está sendo seguido, ele está sempre por dentro de tudo o que acontece na agência.

Ainda hoje muitas agências, principalmente as de pequeno porte, contam com os profissionais de atendimento também para fazer o trabalho de planejamento. De forma não tão profunda, claro, pois não é possível acumular perfeitamente as duas funções.

O atendimento é a ponte do planejamento com o cliente e o planejamento é aliado do atendimento, ambos devem caminhar juntos para que o objetivo final, que é apresentar um trabalho de qualidade e direcionar a criação para o caminho certo, aquele que o cliente deseja, seja alcançado.

2 BRIEFING

O Briefing nada mais é do que um resumo que o cliente faz e entrega para a agência, conjunto de dados que servem como base de informação para a agência, os pontos a se discutir para a resolução do problema.

Deve conter a descrição e o histórico da empresa, seu problema no mercado, o que deseja atingir com a contratação da agência (mercado, público alvo, etc.), informações sobre concorrentes, preços, marcas, PDV. Para o briefing ficar mais completo, na sua análise pode falar sobre micro e macro ambiente, economia e assim por diante.

É necessário que o briefing seja completo, porém bem resumido, não tem necessariamente um modelo a ser seguido. Cada empresa faz o seu da maneira que desejar e achar que esta explicando o que quer que seja feito pela agência. Se estiver bem explicado, o problema da empresa será solucionado de maneira excelente.

Algumas informações não podem faltar em um briefing:

Cliente: onde deve se levantar a ficha Cadastral, o histórico da empresa, produto/serviço, filosofia e política, organogramas, e outros detalhes que varia com o perfil do cliente.

Produto: é preciso conhecer características básicas, nome e versões, finalidade e forma de consumo, ponto de venda, evolução da imagem, pontos positivos e negativos dos mesmos.

Serviço: é necessário ter as mesmas informações que para o produto com algumas diferenças como o procedimento de contato com o serviço, benefícios, legislação pertinente e outras informações.

Consumidor: procure conhecer o perfil geral, psicográfico, profissional e socioeconômico, hábitos e atividades, influência ambientais e culturais, quem e como decide a compra, quem compra e o que o consumidor espera deste produto/serviço.

Mercado: não pode deixar de conhecer o mercado onde iremos atuar então é preciso saber características gerais, potencial e histórico, distribuição geográfica, evolução, participação do produto/serviço no total do mercado.

Concorrência: é preciso conhecer o “inimigo” com informações básicas, definições principais do concorrente, características diferenciadoras dos produto/serviço, principais campanhas de propaganda e atividades de promoções e merchandising dos concorrentes e o resumo estratégico e tático de mídia da concorrência.

Histórico da comunicação: é fundamental que a agencia conheça aquilo que foi feito antes com relação à comunicação do cliente, tendo de saber também como tem evoluído a estratégia mercadológica, o posicionamento do produto, como o consumidor tem reagido, como tem evoluído a imagem do produto/serviço, quais as estratégias e táticas de comunicação e mídia.

Objetivos: deixando claro até onde ira a responsabilidade da agencia. Falando dos objetivos de mercado, fixando pelo cliente que a propaganda irá auxiliar e atingir.

Verba: ela deverá ser fixada em função dos objetivos a serem atingidos.

Outras informações: ao final do briefing não pode haver duvidas, o planejador deve ter todos os elementos disponíveis para orientá-lo na tomada de decisão.

3 ATENDIMENTO

È o setor que faz a relação entre o cliente (anunciante) e a agência, traz todas as informações do cliente no briefing, atende as necessidades de comunicação do produto ou serviço do cliente, corre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com