TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DE PLANEJAMENTO DE PROJETOS EDUCATIVOS

Tese: DESENVOLVIMENTO DE PLANEJAMENTO DE PROJETOS EDUCATIVOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Tese  •  1.935 Palavras (8 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO: CAMPO VERDE - MT

5º SEMESTRE DO CURSO DE PEDAGOGIA

GESSIELLE J. DE MEDEIROS RA: 338062

LUÍSA NICOLINI RA: 295948

KEILA DALUZ DE S. PETRUCCI RA: 300558

TALYTA NETO DE SALES RA: 296368

PROJETO MULTIDISCIPLINAR 111: ELABORAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO DE PROJETO EDUCATIVO

CAMPO VERDE - MT

2013

INTRODUÇÃO:

Nos dias de hoje trabalhar com projetos virou moda entre os professores e escolas. Porém mais que isso trabalhar com projetos é de extrema importância para um bom aprendizado por parte de alunos e professores.

Sim, projetos englobam não somente os alunos, mas os professores e a comunidade onde a escola está inserida, todos juntos trabalhando em prol de um aprendizado real e de relevância para os alunos.

Com isso um bom projeto deve ser pensado e estudado para que sua finalidade seja contemplar a necessidade de todos os atores envolvidos no mesmo.

Logo este trabalho tem com objetivo pensar e reproduzir um projeto que vise envolver a todos e com relevância em seu contexto.

ETAPA 1:

Passo 2

A prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos é uma forma de conceber educação que envolve o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive as novas tecnologias, e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente, denominado ambiente de aprendizagem. Este ambiente é criado para promover a interação entre todos os seus elementos, propiciar o desenvolvimento da autonomia do aluno e a construção de conhecimentos de distintas áreas do saber, por meio da busca de informações significativas para a compreensão, representação e resolução de uma situação-problema.

Uma das características do trabalho por projetos é a participação do grupo de alunos nas definições dos objetivos a serem pesquisados. Barthes (1998) coloca a necessidade da relação entre o pesquisador e o objeto de pesquisa como uma relação de paixão: “O trabalho (de pesquisa) deve ser assumido no desejo”. Esta relação só acontece quando o pesquisador se apropria, como sua, da pesquisa. Para que esta relação aconteça, é necessária a participação dos alunos-pesquisadores nas definições das metas do trabalho.

Autran (2001) define o trabalho por projetos como uma intervenção pedagógica, que parte do princípio que a aprendizagem surge da necessidade da solução de problemas. Já Hernández apresenta o trabalho por projetos como uma forma de ensino para compreensão, definindo-a como:

“A compreensão consiste em poder realizar uma variedade de ‘ações de compreensão’ que mostrem uma interpretação de um tema, e, ao mesmo tempo, um avanço sobre o mesmo”.

O aluno, que trabalha por projeto, será capaz de ir além das informações pesquisadas,

Reconhecendo que os fatos possuem diversas versões, buscando explicações para solucionar seus problemas e formulando hipóteses sobre esses pontos de vista (Hernández, 2000).

Passo 4:

O projeto educativo traduz o engajamento da instituição escolar, suas prioridades, seus princípios. Ele define o sentido de suas ações e fixa as orientações e os meios para colocá-las em prática. É formulado por um documento escrito que estabelece a identidade da escola (diz o que ela é), apresenta seus propósitos gerais (diz o que ela quer) e descreve seu modelo geral de organização (diz como ela se organiza). Concebido como um projeto de longo prazo, ele visa favorecer a continuidade e a coerência da ação da escola. Embora não seja um

documento inalterável, não deverá estar sujeito a profundas e constantes alterações anuais. De modo geral, “a sua duração dependerá fundamentalmente da permanência em cada instituição das pessoas que o elaboraram e da estabilidade das suas convicções” (COSTA, 1992, p. 24). Qualquer instituição educacional e, consequentemente, seu curso ou modelo de currículo possuem um conjunto de pressuposições explícitas ou implícitas que define a filosofia, a política e a concepção de educação subjacente à sua proposta curricular. É importante que essas pressuposições se tornem explícitas, conscientemente assumidas pela

escola e registradas em seu projeto educativo, tanto para orientar e integrar o trabalho dos educadores como para deixar transparente para os pais dos alunos que tipo de educação será oferecido a seus filhos.

O entendimento dos conceitos-chaves relacionados ao projeto educativo de escola é condição essencial para sua concepção e operacionalização adequadas na escola. A dimensão utópica e de esperança, em busca da realização concreta da escola do sonho é uma categoria essencial da teoria do projeto educativo de escola. Por outro lado, o senso de realismo crítico perante o contexto cultural, social, político, econômico, legal e escolar é também importante

para que a escola conceba seu projeto de educação com a marca da possibilidade efetiva e viável e como horizonte e guia de sua ação coletiva e coerente.

A compreensão das relações entre o projeto educativo, o projeto curricular, o projeto didático e o planejamento escolar nas perspectivas de curto, médio e longo prazo é de significativa importância para traduzir o projeto educativo do nível das intenções e diretrizes para o nível da ação, ou seja, para traduzir o projeto de situação final no projeto de antecipação do processo.

ETAPA 2:

A exploração do trabalho infantil e sua relevância para a educação

Este projeto foi pensado para um enfoque diferente, pois após assistirmos aos filmes propostos nesta etapa, podemos perceber que a exploração do trabalho infantil é uma problemática, que permeia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com