TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Design ambiental das organizações

Projeto de pesquisa: Design ambiental das organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.528 Palavras (19 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 19

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação à Distância

Curso Superior Ciências Contábeis

Disciplina Gestão do Conhecimento

Me. Rodrigo Rodrigues

Cristiano Rodrigues RA356865

Edson Pereira Dos Santos RA365167

Hugo Kazumi Koshiba RA 364168

Tales Canalis Costa RA356904

Valdir Jacinto Dos Santos RA365990

Tutor Presencial: Ivan Lucas Savi

Osvaldo Cruz – SP / 2012

2º Bimestre / 2012

Sumário

I. Etapa 1 2

Anexo I Passo 1 Introdução 2-3

Anexo II Passo 2 Questões 3

Anexo III Passo 3 Relatório Inicial CG 4-5

II. Etapa 2 6

Anexo I Passo 1 Conhecimento 6

Anexo II Passo 2 Entrevista com as empresas 6-7

Anexo III Desenho Ambiente “BA” das Organizações 8

Anexo IV Passo 3 Relatório Espiral do conhecimento, o efeito da inovação e a importância da gestão do conhecimento nas Organizações 9-10

III. Etapa 3 11

Anexo I Passo 1 Definição de Cluster 11-12

Anexo II Passo 2 Questões 12

Anexo III Passo 3 Técnicas para aumentar o processo gestão do conhecimento 14-15

Anexo IV Passo 4 Relatório Gestão do Conhecimento 13-15

IV. Considerações finais 16

V. Referências Bibliográficas 17

I – Etapa 1

Anexo I- Passo 1 - Introdução

Neste trabalho abordamos os conceitos de: conhecimento, gestão do conhecimento nas organizações, o papel da organização no processo de criação dos conhecimentos, as mudanças que ocorreram de uma geração para outra, os benefícios e as barreiras do conhecimento, competitividade no mercado de trabalho.

A conceituação de gestão do conhecimento e o discutir a temática de que algo que despertou o interesse de pensadores desde a Grécia antiga. Investigar a importância do conhecimento pra a formação do homem tem sido também um objetivo de pesquisa dentro das empresas o que a gestão de conhecimento traria assim de novo.

Essa nova disciplina, procura desenvolver mecanismo que auxiliam as organizações ao gerenciamento do conhecimento como um ativo que promova o desenvolvimento organizacional. Referimo-nos a encontrar- se várias abordagens pra gestão do conhecimento. Malhotas (1998, p. 3) que define das seguintes maneiras.

“A Gestão do conhecimento satisfaz os aspectos críticos da adaptação de sobrevivência, competência, da organização empresarial que face às crescentes mudanças essenciais, que engloba o processo que busca uma combinação sinérgica da capacidade, processamento de dados e informações pela tecnologia com a capacidade criativa e inovadora dos seres humanos.

Nessa definição, percebe-se que a gestão do conhecimento procura aliar o homem a maquina, usando a tecnologia para potencializar a capacidade cognitiva humana dentro de âmbito organizacional. Malhotra (1998, p.1) descarta que a gestão vai muito além da empresa que descobre o que conhece a obter lucros partirem disso. A postura nos revela que financeiramente á gestão do conhecimento é mais voltada para as questões da criatividade empresariais.

O conhecimento diz, a respeito a tornar absoluto o que a empresa conhece antes, que os concorrentes o façam a lucrar a partir da criação dos desafios e as oportunidades em que os outros jamais pensariam.

A afirmação das empresas de mercado é cada vez mais determinada pelo seu capital intelectual e não pelo capital financeiro. O capital intelectual é descrito com sendo composto por dimensões, como capital humano, capital estrutural e a do cliente. De acordo com a estrutura e a capacidade organizacional transmitiu alcançar conhecimento pelo composto capacidade, individuais de cada empregado e gerentes, confrontando-se uma forma de definir as diferenças de valores das grandes empresas que se destacam cada vez mais nos seus objetivos pessoais.

Anexo II- Passo 2 – Questões

a) Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?

Fazer uso prático do conhecimento para alcançar objetivo organizacional mediante a estruturação da tecnologia e o conteúdo do conhecimento.

b) Como fazer com que todos os colaboradores se apropriam deste conhecimento?

Identificar os conhecimentos necessários para alcançar os objetivos estratégicos da organização, aos quais os que existem na empresa com que de forma venha definir um plano de ação.

c) Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?

Definir informações mais relevantes que devem ser coletadas e analisadas visando transformá-las em conhecimento e encaminhá-las de modo mais eficiente e tornado a mais acessível à reestruturação organizacional.

d) Descreva os quatro processos de conversão do conhecimento.

1. A socialização é um processo de compartilhamento de experiência e criação de conhecimento, de modelos e técnicas compartilhadas a um individuo que pode adquirir conhecimento diretamente de outros indivíduos sem usar a linguagem. Os aprendizes trabalham

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com