TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desvendando Os Segredos Da Cachaçaria Maringá

Pesquisas Acadêmicas: Desvendando Os Segredos Da Cachaçaria Maringá. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  1.641 Palavras (7 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 7

DESVENDANDO OS SEGREDOS DA CACHAÇARIA MARINGÁ:

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Desvendando os Segredos da Cachaçaria Maringá, nos mostra a trajetória de um jovem empresário, que ao apostar suas economias, adquiridas em um período de trabalho no Japão, encontra caminhos e cria estratégias para vencer, a falta de habilidade e conhecimento com negócios de franquias, assim como os desafios do mercado de entretenimento.

Após três primeiros anos de grandes dificuldades, logo após o inicio das atividades de seu negócio, ele consegue encontrar o caminho para o sucesso, aplicando boas iniciativas d e marketing, uso de tecnologia, novos serviços e fidelização de sua clientela, através de iniciativas inovadoras, que depois foram incorporadas para a toda rede.

2 DESENVOLVIMENTO

Ao estudarmos o texto, vimos que ao ser um franqueado temos pontos positivos e negativos.

Pontos positivos em ser um franqueado :

O primeiro ponto positivo a ser valorizado é que o franqueado obtém uma expansão muito rápida da empresa a um custo relativamente baixo. Isso porque a marca e os clientes já estão no mercado, já conhecem o negócio e os riscos de não dar certo são bem menores. Imagine, por exemplo, montar a própria sorveteria em uma cidade de clima quente, como o Rio de Janeiro por exemplo.

O tempo que se gastaria para negociar com fornecedores e especialmente para se posicionar, para se tornar conhecido seria bem maior do que se abrisse uma sorveteria, no mesmo local, mas já com nome consagrado e conhecido pelos cariocas. Isso implica dizer que uma empresa já conhecida comercialmente já fez o trabalho de marcar território, de conquistar clientes. É como se o franqueado pegasse um atalho e saísse já lá frente no caminho de vida dos negócios.

O segundo ponto que deve ser considerado é que, apesar de ser treinado para obter tais resultados em determinada marca, os franqueados possuem a liberdade de inovarem, de fazerem o negócio crescer, sem claro perder as principais características da marca.

Uma terceira vantagem é que assim que a franquia é adquirida, o franqueado recebe todas as devidas orientações de como o negócio deve ser tocado. Isso é muito bom para aqueles que possuem pouca experiência no mundo empresarial, para aqueles que estão começando agora, pois recebem muitas dicas. Assim, seguir as orientações é uma forma de estar começando bem nos negócios, mas isso não significa que a atenção e a boa administração devem ser deixadas de lado. Ao contrário: precisam estar presentes sempre para que tudo dê certo.

Além de orientações ao franqueado, um outro ponto positivo é que muitas empresas possuem consultorias que sempre estão por perto dos franqueados, dando orientações, ajudando no que for preciso. Para quem tem experiência no ramo, é mais uma forma de estar conectado ao mundo dos negócios e para quem está entrando no ramo de empreendimentos, além de estar se conectando cada vez mais com o empreendimento, está adquirindo novos conhecimentos.

Pontos negativos de ser um franqueado:

Como existe essa liberdade dos gerentes, há também a infeliz possibilidade desse profissional contribuir de forma negativa para a franquia e como o público enxerga a marca como um todo e não como unidades, pode haver uma degradação dela aos poucos, ao longo do tempo e na memória coletiva. Quem nunca foi a uma franquia de um restaurante, foi bem atendido e quando foi a uma outra unidade da mesma rede a comida era ruim, os garçons eram péssimos e o atendimento era terrível? Isso é relato comum que se escuta por aí, portanto, é uma desvantagem isso.

Para não cair nessa desvantagem, é importante conhecer o máximo possível sobre a rede, sobre as unidades que fazem sucesso e os pontos fracos daquelas que são bem mal faladas pelo público e também apontadas por pesquisas. Sendo assim, nessas situações, não apenas o franqueado pode sair perdendo por contribuir negativamente para a marca como um todo, mas também para o franqueador que pode sofrer as consequências.

Outro ponto negativo de ser um franqueado é que existem franquias que simplesmente não oferecem canais de diálogo entre os gerentes das unidades franqueadas e a comunicação fica péssima, assim, o negócio fica engessado. Não só problemas de comunicação, mas envolvidos também com fornecedores, por exemplo. Existem franquias que são muito burocráticas ou problemáticas e o desenvolvimento de cada unidade, que seria natural, acaba não acontecendo, sendo então somente uma grande dor de cabeça para quem resolveu se franquear.

Mais uma face negativa das franquias é que muitos franqueados acreditam que, por estarem com uma marca boa em mãos, já conhecida do mercado, podem relaxar e não fazer nada para divulgar mais e trabalhar de maneira que agrade o público. É como se o empreendedor tivesse a certeza de que só o nome da empresa basta, o que é errado. Assim, alguns gerentes ficam acomodados e isso é prejudicial aos negócios, já que a concorrência não para e pode começar a ganhar mercado a qualquer momento.

Análise das diversas campanhas de Roberto Nakanishi e suas decisões.

Percebemos que o Roberto Nakanishi foi bem assertivo, em desenvolver campanhas para fidelizar seus clientes, atraindo publico de diversas faixas de idades e preferências, primeiro criando incentivo de consumo de cerveja por período, o que atraiu estudantes abaixo de 25 anos, depois música ao vivo, o que criou um ambiente mais intimista atraindo um publico mais maduro, e com um poder maior aquisitivo, o que elevou a popularidade de seu negócio.

Uma outra iniciativa importante para a fidelização de sua clientela, foi o drink para o aniversariante, fazendo com que seus clientes se sentissem lembrados e partes do lugar.

O investimento com o uso da tecnologia, também contribui para agilizar o atendimento das mesas, sem gerar erros na hora de preparar os pedidos.

Todas essas iniciativas geraram resultados importantes para a expansão de seu negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com