TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desvendando O Hebraico

Exames: Desvendando O Hebraico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  662 Visualizações

Página 1 de 2

Além disso, a palavra ma’asar tanto pode significar “dízimo” como “riqueza”, pois aquele que oferta recebe em retorno muitas riquezas, não somente materiais, mas espirituais, como está escrito: “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante” (Lucas 6.38).

Por sua vez, tanto a palavra “dízimo” (ma’asar) o como o número “dez” (‘eser) são originados do termo ‘ashar, que significa “acumular”, “crescer”, “enriquecer”. Não porque somente os ricos têm capacidade de dizimar, mas porque quem é fiel a Deus em suas ofertas acumula para si bênçãos, cresce em graça em enriquece no amor e no conhecimento de Deus.

A raiz de ‘ashar é, por sua vez, ‘ash, que traz a ideia de “pressionar”, e também pode remeter ao “fogo” e ao “desespero”. O termo ‘ash é formado, em hebraico, por apenas duas letras, aleph (que significa “touro” e remete à ideia de “força”) e a letra shim (que significa “dente” e passa a ideia de “pressionar”). Unidas, as letras aleph e shim introduzem a ideia de uma “forte pressão abaixo”.

É por isso que, em hebraico, ‘ash significa “fogo”, pois este era conseguido através da pressão exercida por um graveto sobre um pedaço de madeira, cuja fricção produzia faíscas. Depois, colocava-se um pequeno pedaço de palha perto das faíscas, que, com a ajuda de assopros, fazia com que a palha se queimasse. Observe: não foi esse o processo pelo qual passou Abraão? Ele foi chamado (Gênesis 12), confrontado, provado, sentiu a pressão do desespero, enriqueceu (Gênesis 13), deu o dízimo a Melquisedeque (Gênesis 14) e fez uma aliança de fogo com Deus (Gênesis 15). Todas essas ideias (pressão, desespero, enriquecer, dízimo e fogo) estão contidas na raiz ‘ash.

O incrível é que a palavra ‘ash (relacionada a ‘ish) também pode significar “homem”, como em 2 Samuel 14.19: “Tão certo como vive a tua alma, ó rei, meu senhor, ninguém se poderá desviar, nem para a direita nem para a esquerda, de tudo quanto o rei, meu senhor, tem dito”. A expressão “ninguém” é, em hebraico, ‘im ‘ish (“nenhum homem”), onde “homem” está escrito da mesma forma que a palavra ‘ash, que dá origem a todos esses significados listados acima. Isso acontece porque foi através de um homem (‘ish) que, tendo provado o desespero (ya’ash), sendo pressionado e aprovado, deu-nos a possibilidade de reaproximação entre Deus, através de uma oferta não apenas da décima parte (ma’asar), mas de uma entrega total, como a da viúva. Oferta esta poderosa para nos dar acesso às maiores riquezas (ma’osher) celestiais e à comunhão com o fogo (‘esh) do Espírito Santo de Deus, e tornando-se fundamento (‘osh) de nossa fé, extinguindo todo pecado através do brilho (‘ashath) da sua glória

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com