TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dia dos Pais Boticário

Por:   •  30/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Introdução:

O Boticário foi inicialmente uma pequena farmácia de manipulação no Centro de Curitiba (PR), em 1977. Marca inaugurou loja no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais (PR), na Grande Curitiba, o que contribuiu para O Boticário se tornar nacionalmente conhecido. Logo em 1980 é inaugurada a primeira franquia em Brasília (DF). E em 1986 abriram a primeira franquia fora do Brasil, em Portugal.

Empresa comprometida não só com a qualidade de seus produtos, mas também com a sociedade e meio ambiente, inaugura em 1990 a Fundação Grupo Boticário de Proteção à natureza. Com intuito de promover a conservação da natureza através de iniciativas próprias e em também uma das principais financiadoras de projetos ambientais no país.

Não parando por ai em 1999 O Boticário cria o projeto “Da gestação ao desenvolvimento: a beleza que O Boticário faz pelas crianças” a iniciativa busca atender às colaboradoras da empresa e esposas de colaboradores, que estejam grávidas; oferecer orientação a colaboradores que são pais de crianças com deficiências e capacitação de agentes de saúde. Também preocupado com a logística reversa das embalagens criou o Programa Reciclagem de Embalagens, disponível em todas as lojas da unidade de negócio O Boticário. As embalagens que os consumidores devolvem às lojas são destinadas à reciclagem por meio de cooperativas de catadores e empresas gerenciadoras, assim os papéis, plásticos, vidros e outras matérias-primas são aproveitados em outros ciclos produtivos.

Em 2010 O Boticário completou 33 anos e dá origem ao Grupo Boticário, que é formado com a visão de ser referência no mercado de beleza por meio de multinegócios. O Grupo Boticário em 2014 alcançou a liderança no mercado brasileiro de perfumaria assumida pela unidade de negócio.

O posicionamento que traduz essência, personalidade e valores do Grupo Boticário, criado em 2012 é “Beleza é o que a gente faz”.

Beleza: Por meio do desenvolvimento e fabricação de produtos, de atitudes positivas e sustentabilidade, levamos beleza e autoestima e inspiramos pessoas, empresas e sociedade para a construção de um mundo mais belo.

É: Representa o presente, o agora. Reforça as atitudes empreendedoras que levam a pensar, hoje, em soluções para o amanhã.

Gente: Mostra nosso lado humano. É o reconhecimento pela dedicação da rede colaborativa que constrói esta história de sucesso e conduz toda a nossa estrutura empresarial.

Faz: Simboliza o espírito empreendedor do Grupo e de quem faz parte dele, com o desejo incessante de crescer, dar oportunidades de crescimento e fazer sempre mais.

  1. Conceitos do Marketing:

Pela introdução acima e ultimas campanhas publicitárias do O Boticário, creio que a empresa converge totalmente para o conceito de Marketing 3.0, buscando tornar o mundo melhor, a partir da colaboração de muitos para muitos. Engajada em busca de uma proposta de mundo melhor, sustentável e em completa harmonia com todos os Stakeholders.

Além de forte consciência / responsabilidade social, creio que o outro conceito altamente explorado pelo O Boticário é a mobilidade social, atento aos movimentos culturais e sociais, explorando os “novos” e significativos canais de marketing digital (YouTube, por exemplo, um dos maiores canais de busca da atualidade).

A meu ver, outros conceitos de marketing articulados e inseridos nesta campanha são:

2.1- Definição do Mercado (Mercado Alvo): tal como na campanha de natal, onde a família foi definida como mercado alvo, O Boticário definiu / delimitou o seu mercado explorando a data que se aproxima (pais), aproveitando associação a tema extremante atual e que emociona não somente os executores da ação de adoção em si, mas também, todas as pessoas “de bem”. Um belo exemplo de segmentação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (88.3 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com