TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenciação

Artigo: Diferenciação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Artigo  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 3

Diferenciação.

É o ato de agregar valor significativo ao seu produto ou ao seu negócio, distinguindo-os dos concorrentes. Seria algo positivo, deixando sua marca perceptível positivamente diante das outras, com isso os consumidores irão procurar o seu produto... Qual interesse em um produto igual aos outros¿

Sabendo trabalhar bem o produto ou um serviço você possivelmente conseguirá um valor maior por ele, já que, ser diferente é um ponto forte em um mercado onde a maioria é igual. Com a tecnologia muito avançada o que era novidade ontem, hoje já não é. Isso se enquadra nos computadores, tabletes, smartphones, televisores e outras tecnologias.

Hoje em dia ser mais um está fácil, é só copiar o concorrente, agora ser único dá trabalho, exige muito da organização. A empresa não conseguirá atender todo o mercado, por isso tem de se mirar um público-alvo e tentar entender seus desejos e depois de realizar pesquisas e analisando os dados colocá-los em prática.

Depois vem a parte mais importante que consiste na fidelização do cliente. Um laço de fidelidade entre o consumidor e a marca, seria como o consumidor em casa precisasse de um determinado produto e viesse à cabeça o nome do seu produto ou até mesmo o nome da marca. Algumas marcas conseguiram esse feito primorosamente, como a Bombril (Esponja de lã de aço), Leite Moça (leite condensado), Maisena (amido de milho), Nescau (achocolatado em pó), Durepoxi (cola epóxi), Durex (fita adesiva), Miojo (macarrão instantâneo), Xerox (fotocopiadora) e outras.

Com uma boa estratégia leva-se o produto ou serviço a diferenciação com sucesso, como por exemplo:

01) Importância – Seria relevante ao consumidor, o meu produto ou serviço é mais importante para ele do que o da concorrência.

02) Distintividade – É ser diferente dos demais, olhar o mercado e ver o que todo mundo está fazendo e dizer não vou fazer desse jeito, o meu posicionamento vai ser outro.

03) Superioridade – Simplesmente ser superior ao seu concorrente, é assumir a ponta sem deixar margem de dúvidas de quem manda no mercado, e deixar a concorrência certa da posição dela.

04) Comunicabilidade – Ser de fácil compreensão, as pessoas entenderão melhor o seu produto.

05) Previsibilidade – Ser de uso fácil como prometido, o cliente não deverá achar complicado o manuseio do produto.

06) Disponibilidade – Deverá estar disponível no mercado. Enquanto meu concorrente não está em todos os locais, eu estarei. O consumidor deverá ver a minha marca em todos os lugares possíveis.

07) Rentabilidade – Alta rentabilidade para a empresa e satisfação para o cliente.

Com a diferenciação temos a possibilidade de aumentar a margem de vendas, fazendo o que os concorrentes não fazem, auxiliando o consumidor a comprar mais do meu produto, e assim elevando minhas vendas e conquistando presença de mercado. A empresa conseguirá esse feito ofertando não só o produto ou serviço, mas também qualidade, velocidade, margem de escolha, dentre outras.

O consumidor não procura mas o produto por si só, como antigamente, mas espera um produto de qualidade, que dure bastante e seja melhor que o da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com