TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dimensao Comercial

Trabalho Escolar: Dimensao Comercial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

A inserção internacional do Brasil ocorre com a alternância periódica de suas políticas de comércio exterior: ora privilegia a produção interna, ora a livre competição internacional. O Brasil evita confrontos com outras nações celebrando acordos e tratados; promove sua inserção no mercado regional e global, observando as dimensões da globalização.

Palavras-chave: Política de comércio exterior, inserção internacional, dinâmica competitiva, globalização, blocos econômicos.

O Brasil vem alterando ao longo das últimas décadas a sua política de comércio exterior. Em determinados períodos privilegiou a produção interna e, em outros, defendeu a competição com o exterior.

Pelas dificuldades naturais na identificação de uma estratégia de inserção internacional, as experiências diplomáticas do Brasil, nas últimas décadas, incluem participações em foros internacionais, focalizando postulações dos países em desenvolvimento e viabilizando posturas negociadoras em substituição às atitudes de confronto.

A inserção internacional do Brasil é conseqüência do “comércio administrado” através do crescente número de Tratados e Acordos, que consideram as diversas dimensões da globalização, como:

a) Dimensão comercial - Uma visão genérica da evolução da estrutura de comércio permitirá identificar os fluxos de produtos de acordo com a intensidade de fatores de sua produção e o seu grau de atualização tecnológica. Reproduzindo fatos conhecidos é possível associar essa estrutura com as tendências dos fluxos de investimento e com mercados potenciais.

No período 1970/91, as exportações brasileiras cresceram em média, 11,5% ao ano. Poucos países mostraram a mesma performance. Esse crescimento aliado à diversificação tem como resultado variações mais expressivas das exportações de produtos das indústrias de insumos básicos e de semimanufaturados, oriundos de recursos naturais.

Os dados que permitiram esse estudo (Baumann, 1995), confirmam a importância dos produtos com elevado componente de recursos naturais e com certo grau de transformação. São mais produtos minerais e de insumos básicos associados às vantagens locais de proximidade da fonte de insumos do que produtos agrícolas, e à implementação dos grandes projetos verificados no início da década passada. Registre-se o desempenho das indústrias de conteúdo tecnológico médio ou alto, cuja produtividade se beneficiou da exploração das economias de escala.

Para o autor, a estrutura de comércio diversificada dificulta a identificação de um padrão setorial nítido, e uma postura mercantilista que procure obter saldos positivos em toda a pauta de comércio tende a comprometer o próprio desempenho exportador. Em apreciações pessimistas, o Brasil diversificou sua estrutura de exportações, mas continua posicionado em mercados de baixo dinamismo de demanda. Por outro lado, o país conseguiu desenvolver vantagens comparativas em segmentos de mercados altamente diferenciados e com grande dinamismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com