TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise O Texto, Relacionando-o Com A Dimensão Comercial Da Globalização.

Artigo: Analise O Texto, Relacionando-o Com A Dimensão Comercial Da Globalização.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  2.236 Visualizações

Página 1 de 3

Análise do novo relatório do Bird.

Desde a década de 80 com aumento incessante do processo de neoliberalismo em todo mundo, os países globalizadores vem levando vantagem sobre os demais países em desenvolvimento. Com os processos de extinção de barreiras comerciais, práticas protecionistas, os órgãos criados como o GATT(Acordo Geral de Tarifas e Comércio) que se tornaria OMC(Organização Mundial do Comércio), FMI, ONU, entre outras táticas foram peças fundamentais para o crescimento do capitalismo.

As multinacionais usam as estratégias do Ciclo de Vernon que se resumem em 3 estágios, a criação da demanda em países periféricos, produção simultânea ou fracionada e transferência de tecnologia, tem criado um oligopólio, por altas produções e transferências para países com o custo de processo mais barato, assim reduzindo o preço final do produto muitas empresas criando uma espécie de dumping. Com isso os países desenvolvidos também sofrem com a expansão do mercado esterno, devido que as empresas diminuem e até mesmo param de produzir seus produtos no país de origem, assim provocam crises nas indústrias internas.

Lembrando que o neoliberalismo, no plano internacional, tinha o objetivo de reduzir as barreiras aos fluxos globais de mercadorias e capitais(abertura econômica e financeira), o que beneficiava principalmente os países desenvolvidos e suas corporações multinacionais, embora alguns países emergentes, como a China, os Tigres Asiáticos, o México e o Brasil, tenham recebido muitos investimentos produtivos e ampliado sua participação no comércio mundial.

A ampliação dos fluxos de capitais e a falta de controle estatal sobre o mercado, especialmente o financeiro, sobretudo nos Estados Unidos, um país de forte tradição liberal, acabou levando o capitalismo a uma grave crise econômica que teve seu auge em 2008. A mais grave crise desde 1929 originou-se no sistema financeiro norte-americano e em pouco tempo se espalhou pelo mundo, atingindo também a economia real dos países. Por isso, o neoliberalismo foi posto em xeque, por exemplo, o que é notório no discurso de posse no discurso de posse de Barack Obama de 2009: “ Tampouco a pergunta diante de nós é se o mercado é uma força do bem ou do mal. Seu poder para gerar riqueza e expandir a liberdade não tem igual, mas esta crise nos fez lembrar que, sem uma olhar atento, o mercado pode sair do co controle – e que uma nação não pode prosperar por muito tempo se favorece apenas os prósperos”. Trata-se de um discurso muito diferente do feito por Ronald Reagan 28 anos atrás.

Com vistas a analise do texto no tocante aos estudos do Banco Mundial a respeito da desigualdade que se acentua nos países da America Latina demonstram que maioria dos povos viveram em maior índice de pobreza, sendo importante lembrar que estudos da ONU e do Banco Mundial, apresentam justificativas que o padrão de vida inferior para atender as necessidades básicas de alimentação, moradia, saneamento básico, saúde, educação e trabalho, justificam que tais países apresentam índice de desenvolvimentos humano e econômico baixos, tratasse de povos que habitam ex colônias, que são os novos Estados africanos e asiáticos e a maioria das nações latino-americanas, independentes desde o século XIX.

Quanto ao futuro possível menos assustador em razão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com