TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise O Texto, Relacionando-o Com A Dimensão Comercial Da Globalização.

Artigos Científicos: Analise O Texto, Relacionando-o Com A Dimensão Comercial Da Globalização.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  2.346 Visualizações

Página 1 de 2

Questão:

Leia o texto abaixo, de Gilson Schwartz (disponível em

<http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi1609199902.htm>, acesso em 06 de maio de

2013):

O novo relatório do Bird (Banco Mundial), divulgado ontem, mostra que no período de maior adesão ao neoliberalismo aumentaram a pobreza e o protecionismo em escala internacional. A receita liberal ganhou força nos anos 80 e os países em desenvolvimento aderiram rapidamente aos seus três principais ingredientes: abriram seus mercados, reduziram o papel do Estado e estimularam a entrada de investimentos estrangeiros.

Em números absolutos, a quantidade de pessoas vivendo com menos de US$ 1 por dia passou de 1,2 bilhão em 1987 para 1,5 bilhão hoje. Segundo o Banco Mundial, se as tendências recentes persistirem, em 2015 haverá 1,9 bilhão de pessoas nessas condições. Como proporção da população, a América Latina está entre as regiões onde a pobreza mais cresce.

O relatório lembra ainda que a relação entre melhoria na renda média e redução da pobreza nem sempre andam juntas, pois, mesmo quando a renda média aumenta, a redução da pobreza pode não ocorrer no mesmo ritmo.

O futuro seria menos assustador se houvesse razões para crer na liberalização do comércio internacional, há quatro séculos cantada em prosa e verso pelos economistas como um fator essencial de desenvolvimento. Mas o Banco Mundial alerta para as reações protecionistas

cada vez mais intensas, em especial nos países industrializados. O número de processos antidumping (ou seja, contra práticas comerciais consideradas desleais por produtores domésticos) tem aumentado desde os anos 80. Para o Bird, no futuro vai ser cada vez mais difícil manter o apoio às reformas liberais. As dificuldades são previstas para os próximos 25 anos.

Analise o texto, relacionando-o com a dimensão comercial da globalização.

Resposta:

As diversas economias do mundo foram todas incluídas numa vasta economia mundial comandada pelas grandes multinacionais.

A globalização reúne a máxima concentração de dinheiro, enriquecendo poucos as custa da pobreza de muitos. Beneficia as grandes potências econômicas e as empresas multinacionais. Elas buscam o barateamento do processo produtivo, buscando matérias primas e mão de obra barata nos países pobres.

Assim, esses países sofrem com o desemprego, baixos salários, aumento das diferenças sociais e dependência do capital internacional.

A única solução para esse problema que cada vez se tornará maior é a Liberdade comercial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com