TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Internacional

Trabalho Universitário: Direito Internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 4

POLLYANNA ROSA

Comunicação Intercultural

Uma Perspectiva para as Diferenças entre as Culturas Nórdicas e Latinas

Resumo e análise crítica do texto de Michel Hankep para o curso de pós-gradução em comércio exterior da UNICAMP, sob orientação do Prof. Dalton Giovannini.

Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Campinas - 2012

RESUMO

Vivemos num país onde falar de miscigenação é obrigatório. Temos vários tipos de cultura dentro de uma. Mas nem por isso é mais fácil “trabalhar” ou lidar com ela. A cultura de um país modela o comportamento das pessoas.

Todos nós vivemos num sistema e a tendência é agir conforme as regras que foram traçadas. Essa mistura de raça, povos e etnias faz com que indivíduos tenham que aprender a lidar com os diversos tipos de costumes para que possa alcançar seu objetivo.

O importante é entender que tanto nas relações interpessoais como na gestão de projetos, é preciso respeitar as diferenças e trabalha-las da melhor forma possível.

ANÁLISE CRÍTICA

O texto é muito interessante. Me faz refletir o quão diferentes somos e como um simples gesto pode mudar todo um contexto. Interessante como as pessoas se moldam a cultura de um país. Ela tem influência na política, sociedade, economia, formas de pensar e agir, e isso se certa forma se torna a “identidade” o indivíduo.

Atualmente vivemos em uma constante transformação tecnológica e sociológica, onde as pessoas são cada vez mais assediadas por informações através das mídias (televisão, rádio, jornais e principalmente internet). Os jovens estão totalmente inseridos a cultura tecnológica, onde os aparelhos eletrônicos e a internet se tornaram indispensáveis. As crianças trocaram suas brincadeiras na rua por jogos digitais e os adolescentes conversam mais por meio de redes sociais da internet do que pessoalmente. Enfim, a tecnologia tornou-se essencial na vida de grande parte dos trabalhadores.

Essa transformação tornou as distâncias mais curtas e aproximou os povos. Com isso observa-se como a cultura e os costumes são distintos e como isso influencia na formação de uma pessoa, tanto na sua forma de pensar como na sua forma e agir.

É notório que muitos têm dificuldades em lidar com as diferenças. Em algumas culturas, certos costumes são inaceitáveis e vistos como ofensa. Desta forma, é difícil pensar que possa haver algum tipo de relação entre pessoas com princípios tão distintos. Mas ao longo dos anos, observamos que isso é possível, desde que haja respeito entre as partes.

De certa forma estamos inseridos num sistema e a tendência é agir conforme as regras e as diretrizes que foram traçadas. Esse procedimento está relacionado com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com