TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dissertação / QVT

Artigos Científicos: Dissertação / QVT. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  254 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

A dissertação tem como elementos imprescindíveis a fidelidade à análise do tema proposto na dissertação, obediência a uma ordem lógica (começo meio e fim) e a atemporalidade na narrativa. Além destes elementos estruturais, podemos expressar nossa opinião a todo o momento, sobretudo na conclusão. É uma tipologia textual crítica por ter como característica a exposição de opiniões, teorias, estudos, etc., mas não tem o intuito de persuadir ao leitor e sim transmitir um conhecimento ou ideia.

Vejamos a seguir uma dissertação sobre Monteiro Lobato, extraída do blog Literpoética:

“Monteiro Lobato: um dínamo em movimento

Na sua maior parte, a obra de Monteiro Lobato é o resultado da reunião de textos escritos para jornais ou revistas. Comprometido com as grandes causas de seu tempo, o criador do Jeca Tatu engajou-se em campanhas por saúde, defesa do meio-ambiente, reforma agrária e petróleo, entre outros temas que continuam atuais. Ele arrebatava o público com artigos instigantes, que hoje, vistos de longe, constituem um precioso retrato de época, um painel socioeconômico, político e cultural do período. Dono de estilo conciso e vigoroso, com forte dose de ironia, utilizava uma linguagem clara e objetiva, compreensível ao grande público. Lobato revelou o mundo rural, então ignorado pelos escritores de gabinete que ele tanto criticava. “A nossa literatura é fabricada nas cidades”, dizia, “por sujeitos que não penetram nos campos de medo dos carrapatos”.”

Esta dissertação não tem as características técnicas de um texto científico (introdução, desenvolvimento e conclusão), mas a autora expõe claramente sua opinião ou “teoria” sobre Monteiro Lobato, com grande conhecimento sócio-histórico-cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com