TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade De Vida No Trabalho (QVT)

Trabalho Escolar: Qualidade De Vida No Trabalho (QVT). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/8/2014  •  2.031 Palavras (9 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 9

1. INTRODUÇÃO

A qualidade de vida no trabalho (QVT) é um tema recente, bastante discutido nas organizações governamentais nos dias atuais, devido à enorme aplicabilidade de seus programas, sejam eles por motivos de compensação financeira, modismo ou mesmo por questão de sobrevivência a competitividade. O tema qualidade de vida no trabalho tem recebido considerável atenção nas duas últimas décadas, mas ainda existem muitas incertezas com relação ao sentido exato do termo.

O termo qualidade ainda não foi completamente definido pelos estudiosos da área. Em termos de objetividade, o esforço estratégico realizado pelas organizações no uso da qualidade pode mascarar diversos caminhos, na tentativa de ocultar o verdadeiro objetivo das organizações – o exclusivo lucro empresarial (BARROSO, 1998, p.15).

Assim, no intuito de melhor compreender os verdadeiros objetivos das organizações no que se refere à implementação de programas de qualidade é que os estudiosos da área a definiram de duas formas tais programas, a primeira enfatizando a satisfação dos consumidores, cujas abordagens mercadológicas são aplicadas para este fim. A segunda, enfatizando os desempenhos organizacionais, cujas abordagens enfocam a produção e o trabalho (CARVALHO, 1999, p.121 e 122).

Melhores condições de trabalho influenciam diretamente ao alcance da produtividade, reduzindo assim fatores negativos que interferem diretamente na vida do empregado, gerando de tal forma benefícios para ambas as partes. Antes que a implementação de programas sejamefetivadas é fundamental identificar atentamente as necessidades dos indivíduos que fazem parte da empresa na qual seja determinada e alinhada aos objetivos da organização e aos do indivíduo, portanto é necessário a participação e apoio de todos os membros.

Se no setor privado a temática QVT temhistoricamente maior inserção e presença, no setor público este tema ainda é tratado de maneira incipiente, no entanto o aparato estatal não pode ficar à margem das novas exigências do mundo do trabalho, com o advento da flexibilização cada vez mais se faz necessário a presença de profissionais com habilidades múltiplas e capacidades de manejar novas ferramentas tecnológicas, portanto o agente público necessita adequar-se as novas formas de organização do mundo do trabalho, neste contexto é preciso no entanto que as organizações públicas possam assegurar a este trabalhador também as condições necessárias para o seu desenvolvimento integral, seu bem estar e a integridade de sua capacidade laboral.

Nesta perspectiva e com a proposta de estimular a melhoria da qualidade de vida no trabalho foi idealizado o Programa Qualidade de Vida do Governo do Estado do Ceará (PQV), no âmbito corporativo, implementou por meio da secretaria do Planejamento e Gestão(SEPLAG) e coordenado pela Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP), que tem como missão desenvolver o processo educacional em gestão pública para servidores e empregados públicos, visando ao aprimoramento de suas competências, possibilitando melhoria na prestação dos serviços públicos, operacionalizada por duas linhas de atuação:

• ProgramadeFormação: congregatodasasaçõesdeformação(capacitação/qualificaçãoeescolarização)sejapresencial,semipresencialouàdistância,decurta,médiaelongaduração,vinculadosemformadeprojetosouaçõespontuaisdesdequeexecutadosdiretamentepelaEGPCEouatravésdeparceriascomoutrasinstituições.

• ProgramadeQualidadedeVidanoTrabalho:abrangetodososprojetoseaçõesrelacionadasaatividadessocioculturais;comemorações, promoção da saúde, e melhoria do ambiente de trabalho.

Neste trabalho será apresentado a trajetória de implementação do Programa Qualidade de Vida do Governo do Estado do Ceará e a descrição os princípios norteadores, objetivos, público beneficiário, atividades e ações, estratégias de intervenção, os fatores críticos de sucesso e os benefícios esperados pelo programa, para tanto a coleta de dados se apoiou naanálise de fontes documentais (missão, objetivos, estrutura organizacional) disponibilizados pela Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará(SEPLAG), com destaque para informações textuais existentes sobre QVT na Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP).

2. O PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO (PQV) COMO FERRAMENTA DE VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ.

O Programa Qualidade de Vida no trabalho (PQV) foi lançado pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Governo do Estado do Ceará (SEPLAG) no ano de 2008 e já em 2009 passa a ser coordenado pela Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), na perspectiva de Atender às diretrizes propostas pelo atual governo, o Programa Qualidade de Vida integrará as ações de Valorização do Servidor Público Estadual, fazendo-se oportuno e relevante em todos os órgãos do Estado, com o desafio de estimular e facilitar o processo de mudanças no estilo de vida e no ambiente de trabalho em direção à saúde integrada (física, psicológica e social) de todos aqueles que compõem os recursos humanos do Estado. As atividades do referido programa são estendidas a todos os órgãos do poder executivo do Estado do Ceará, atendendo assim, à missão da EGPCE enquanto órgão responsável pelo desenvolvimento dos servidores públicos.

A Organização Mundial de Saúde- OMS define Qualidade de Vida como apercepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive, e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Para a compreensão dessa percepção faz-se necessário considerar a configuração total do campo em que o indivíduo é produzido, campo este onde agem as diferentes dimensões: saúde física, saúde psicológica, relações sociais e com o meio ambiente, especialmente o do trabalho.

Considerando o comprovado impacto que fatores ligados à qualidade de vida tem sobre o desempenho laboral dos indivíduos e, consequentemente, sobre a estrutura orçamentária do Estado (que precisa suprir as perdas com licenças trabalhistas por motivos de saúde, por exemplo), esse projeto visa desenvolver o bem-estar do servidor através de ações de caráter educativo que busquem prevenir as doenças ocupacionais e que elevem os níveis de motivação, satisfação,integração, participação e comprometimento dos servidores com os objetivos organizacionais. Dessa forma, ganha o servidor e ganha o Estado.

O conceito de qualidade de vida é muito amplo, podendo ser analisado em dois aspectos, do ponto de vista das pessoas e no ambiente de trabalho.

Do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com