TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Distribuindo NEGÓCIOS

Relatório de pesquisa: Distribuindo NEGÓCIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.849 Palavras (12 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 12

APOSTILA EMPREENDEDORISMO

. usar uma ou duas fontes de capital para abrir sua empresa;

. definir a estratégia de marketing em termos de preço tradicional, da qualidade e

da reputação da empresa;

. esforçar-se nas vendas basicamente por motivos pessoais.

O empreendedor artesão, em geral, é o mecânico que começa uma oficina independente, o profissional que trabalha em um salão de beleza e que abre um novo em outro local para aproveitar sua experiência profissional e ampliara horizontes. Se não puder se desenvolver profissional e culturalmente, será sempre um fornecedor de mão-de-obra ou de trabalho especializado. Se você estiver nessa condição, procure aprender o máximo possível sobre a gestão do negócio e ampliar a sua visão de empresa.

1. Empreendedor Oportunista – É aquele que tem educação técnica suplementada por estudo de assuntos mais amplos, como administração, economia, legislação ou línguas. Procura sempre estudar e aprender. Caracteriza-se por:

. evitar o paternalismo

. delegar autoridade às pessoas necessárias para o crescimento;

. empregar estratégias de marketing e esforços de vendas mais variados;

. obter capitalização original de mais de duas fontes de dinheiro;

. planear o crescimento futuro do negócio.

. utilizar sistemas de registro e controle, orçamento apropriado, oferta precisa e

pesquisa sistemática de mercado.

O ideal é caminhar e desenvolver-se sempre na direção do pólo do administrador experiente.

7. O PROCESSO EMPREENDEDOR

O processo empreendedor abrange todas as atividades, funções e ações relacionadas com a criação de uma nova empresa.

Em primeiro lugar, o empreendedorismo

envolve o processo de criação de algo novo, que tenha valor e seja valorizado pelo mercado.

Em segundo lugar, o empreendedorismo exige devoção, comprometimento de tempo e esforço para que o novo negócio possa transformar-se em realidade e crescer.

Em terceiro lugar, o empreendedorismo requer ousadia, assunção de riscos calculados e decisões críticas, além de tolerância com possíveis tropeços, erros ou insucessos.

O empreendedor revolucionário é aquele que cria novos mercados por meio de algo único. Entretanto, a maioria dos empreendedores cria negócios em mercados já existentes apesar do sucesso a atuação de segmentos já estabelecidos. Qualquer que seja o tipo de empreendedor - revolucionário ou conservador -, qualquer que seja o caminho escolhido para entrar e sobreviver no mercado, o processo empreendedor requer os seguintes passos:

_________________________________________________________________________

(4) SMITH, Norman R. The entrepreneur and his firm: the relationship between type of man and type of company. East lansing:Bureauof business and economic research. Michigan State university, 1967.

1. Identificação e desenvolvimento de uma oportunidade na forma de visão;

2. Validação e criação de um conceito de negócio e estratégias que ajudem a alcançar essa visão por meio de criação, aquisição, franquia, etc.;

3. Captação de recursos necessários para implementar o conceito, ou seja, talento, tecnologias, capital e crédito, equipamentos etc.,

4. Implementação do conceito empresarial ou do empreendimento para fazê-lo começar a trabalhar;

5. Captura da oportunidade por meio do início do crescimento do negócio;

6. Extensão do crescimento do negócio por meio da atividade empreendedora sustentada.

Todas essas atividades levam tempo e não obedecem a regras definidas, fazendo com que o empreendedor volte atrás no processo ou ainda mude os caminhos para ajustar seu negócio ás novas oportunidades. As pessoas que “fazem acontecer” possuem o talento empreendedor, uma combinação feliz de percepção, direção, dedicação e muito trabalho . Se há esse talento, tem-se a oportunidade de crescer, diversificar e desenvolver novos negócios. Mas o talento sem idéias é como uma semente sem água. Quando o talento é somado á tecnologia e ao capital e o empreendedor tem idéias viáveis, a formulação química está pronta para proporcionar resultados favoráveis.

Segundo Idalberto Chiavenato, nosso país precisa de pessoas como você. Pessoas com iniciativa e dedicação. Pessoas capazes de se engajar em novos negócios, produzir riqueza, participar do crescimento econômico, abrir novos empregos e gerar valor para a sociedade. Este espírito empreendedor que incentiva novos empreendimentos, impulsiona a prosperidade e aumenta as oportunidades de novos negócios e iniciativas.

8. CONCEITO DE EMPRESA

O que é uma empresa: Numa definição mais simples, podemos dizer que uma empresa é o conjunto de pessoas que trabalham juntas no sentido de alcançar objetivos por meio da gestão de recursos humanos, materiais e financeiros.

Geralmente as empresas são compostas de várias pessoas, embora existam empresas individuais, formadas por um só indivíduo. As pessoas juntam-se para atingir objetivos que isoladamente jamais conseguiriam alcançar.

Os objetivos das empresas podem desdobrados em diretos e indiretos.

Objetivos diretos: são geralmente a produção ou a venda de mercadorias ou a prestação de serviços. Para funcionar a empresa

requer recursos humanos (pessoas), recursos materiais (máquinas e equipamentos, móveis e utensílios) e recursos financeiros (capital ou dinheiro).

Objetivos Indiretos: Almeja ganhar mais do que gasta para produzir ou vender suas mercadorias ou prestar serviços. Ao excedente dá-se o nome de lucro. Lucro é a remuneração do empreendedor que cria e impulsiona a empresa em uma situação na qual enfrenta o risco e a incerteza.

Ainda como objetivo indireto a empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com