TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Distribuição Logística

Exames: Distribuição Logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  4.900 Palavras (20 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 20

INTRODUÇÃO

Diante de um mercado altamente competitivo, a logística tem como propósito diminuir a distância existente entre produto e consumidor.

Segundo BALLOU (1993, p.17) “a logística empresarial estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivos para atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produto”.

A logística tem como finalidade: ter os insumos corretos, na quantidade correta, com qualidade, no lugar correto, no tempo adequado, com método, preço justo e com boa impressão e; ajudar a aumentar o grau de satisfação do cliente de acordo com GOMES (2004, p.2). O autor destaca ainda que um bom gerenciamento logístico objetiva: diminuir prazos de entrega; aumentar a confiabilidade (prazos e quantidades) da entrega e, consequentemente evitar quebras na programação; reduzir problemas de qualidade; reduzir os preços dos produtos e torná-los estáveis; manter importante comprometimento com o cliente e; ajudar o planejamento.

Todo produto segue um caminho desde sua fabricação até seu destino final e é a distribuição física que se encarrega disso.

Abordada, também, pelo Marketing, porém com o nome de “praça”, a distribuição é um dos fatores que contribuem, contundentemente, para um bom desempenho na venda dos produtos e na construção do mercado que irá absorvê-lo.

A despeito de todas as qualidades que são exigidas pelos consumidores, em relação aos produtos que são colocados à venda no mercado, pergunto-me o que seria mais vendido ou qual daria mais retorno em termos de lucro: um produto de excelente qualidade, mas mal distribuído, ou um produto de qualidade mediana, porém muito bem distribuído e acessível.

A distribuição física de produtos constitui-se em permanente desafio logístico. A escolha do posicionamento e da função das instalações de armazenagem é uma definição estratégica. É parte de um conjunto integrado de decisões, que envolvem políticas de serviço ao cliente, políticas de estoque, de transporte e de produção que visam prover um fluxo eficiente de materiais e produtos acabados ao longo de toda a cadeia de suprimentos.

Atualmente, esta definição tem passado por transformações profundas, envolvendo serviços que vão muito além da tradicional estocagem de curto e médio prazo.

1. DISTRIBUIÇÃO FÍSICA DOS PRODUTOS

1.1. A Importância Da Distribuição Física No Processo Logístico

Um canal de distribuição corresponde a uma ou mais empresas ou organizações que participam do fluxo de produtos e/ou serviços desde o produtor até o cliente ou consumidor final. Normalmente, a organização pensa em entregar diretamente a seus clientes, porém nem sempre é possível, ou seja, muitas vezes utiliza outras organizações para distribuir todos os seus produtos ou alguns deles ao cliente final.

A logística é dividida em três grandes segmentos, o primeiro atende às necessidades da logística de suprimento (entrada) de insumos, matéria-prima, equipamentos, peças etc. Já o segundo segmento é responsável pela transformação do processo produtivo (produção) em produtos acabados ou serviços. Enquanto, que o terceiro segmento é responsável pela transferência ou distribuição física dos produtos acabados ou serviços (saída) aos diversos tipos de clientes e consumidores. O transporte e o armazenamento são os principais processos que compõem a distribuição física, movimentando os produtos desde o fim da produção até o mercado de clientes. Os canais de distribuição são os principais caminhos dos produtos, eles são representados por atacadistas, varejistas, revendedores, distribuidores etc.

2. A TERCEIRIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO

A terceirização traz algumas vantagens para o processo, uma vez que a empresa capacitada já atua no mercado nacional, devendo muito ao ingresso de organizações internacionais que nivelam positivamente a qualidade da logística. Isso favorece o mercado interno, pois quem deseja se manter competitivo necessita igualar-se em custo e qualidade de serviço. Muitas empresas brasileiras estão qualificadas para exercer essa atividade no mesmo nível das grandes organizações internacionais.

3. ORGANIZAÇÕES DE DISTRIBUIÇÃO

As organizações de distribuição são responsáveis por vendas e transferências de produtos do fabricante para o comércio e o consumidor. A cadeia de abastecimento integrada apresenta diversas organizações que podem desempenhar essas tarefas de acordo com as características dos produtos e a estratégia adotada pelas corporações. O componente organização pode variar radicalmente. Os produtos podem ser distribuídos por atacadistas, varejistas e outros tipos de intermediários. As movimentações são efetuadas por transportadores, agentes fundamentais nesse processo.

3.1. Organizações De Atacado

Os atacadistas são organizações intermediárias que se dedicam às funções de venda a varejistas, usuários comerciais, industriais e institucionais, agindo também como agentes de compra e venda de grandes volumes para clientes de grande porte em termos de volume físico e financeiro.

A dimensão "lugar" está relacionada ao transporte e uma vez mais ao estoque. As organizações varejistas precisam confiar no abastecimento dos estoques e, portanto, a proximidade geográfica é fundamental. As organizações produtivas, exceto algumas mais poderosas, não têm condições de manter níveis elevados de estoques e centros de distribuição dispersos por áreas geograficamente extensas. Se o fizessem, o produto seria demasiadamente encarecido pela existência de estruturas infladas de vendas e distribuição e, por conseguinte, sua competitividade em preço seria afetada.

3.1.1. Tipos De Organizações Atacadistas

Atacadistas de serviço completo

Essas organizações prestam serviços que trazem benefícios aos fabricantes e aos varejistas, como promoções, compra direta e posse do estoque, redução do capital de giro e armazenagem de estoque em local próximo ao comércio varejista, no caso de benefícios aos fabricantes.

Atacadistas de serviço parcial

Os atacadistas de serviço parcial desempenham atividades similares às organizações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com