TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doença Holandesa

Casos: Doença Holandesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  212 Palavras (1 Páginas)  •  950 Visualizações

A doença holandesa é o termo utilizado na economia, para identificar determinado momento econômico de um país. Referindo-se a relação entre a exportação de commodities e o declínio da indústria.

A doença holandesa foi identificada nos anos de 1960 nos Países Baixos, a valorização do gás natural aumentou as receitas de exportação, tornando a extração de recursos naturais mais atrativa do que a exportação bens comercializáveis, diminuindo o investimento no setor manufatureiro.

Os economistas W. Max Corden e J. Peter Neary, estudaram o aumento da riqueza dos países e suas consequências. No modelo criado por eles, o setor da economia classificado como muito competitivo internacionalmente (no caso da Holanda o gás natural) ao gerar um aumento de rentabilidade pode causar impactos na economia de duas maneiras (veremos estes impactos aplicados na doença Holandesa):

- desindustrialização direta: transferência de mão de obra, do setor de manufatura para o setor de extração de gás natural principalmente pelo aumento da demanda e salários mais atrativos.

- desindustrialização indireta: com o aumento da renda, gerado principalmente pelo gás abundante, há também um aumento na demanda por bens manufaturados, provocando uma inflação no país, forçando a indústria a pagar mais caro pela mão de obra e assim aumentar o preço de venda, tornando o setor menos competitivo internacionalmente.

A doença holandesa

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,doenca-brasileira--,851252,0.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Doen%C3%A7a_holandesa

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com