TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECONOMIA 8

Artigo: ECONOMIA 8. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  1.385 Palavras (6 Páginas)  •  871 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade 8

Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Correta

A taxa de câmbio é uma variável muito importante dentro de uma economia, pois pode influenciar o nível de produção e de inflação, além do próprio comércio internacional e dos movimentos de capitais entre os países. O esquema a seguir ajuda a entender o efeito de uma desvalorização cambial (aumento na taxa de câmbio):

I. Com o aumento da taxa de câmbio (desvalorização do real), podemos afirmar que o estimulo às exportações acontece por que os produtos nacionais ficam mais baratos do que os importados. Este é um exemplo do que está acontecendo na China de 2010.

II. Com a desvalorização do câmbio, há um desestímulo às importações, por que os produtos internacionais ficam mais caros. Conseqüentemente, há menor competição com os produtos nacionais, favorecendo o crescimento da Inflação e posterior aumento dos Juros. Este é um exemplo do que está acontecendo no Brasil de 2010.

III. Com a desvalorização do câmbio, há um desestímulo às exportações, facilitando as importações. Desta forma, há uma diminuição dos custos e facilidade para produzir produtos nacionais. Com o aumento da produção nacional e da demanda não haverá inflação.Identifique abaixo a (s) alternativa(s) incorreta(s).

Resposta

Resposta Selecionada: e.

Apenas a III está incorreta.

Resposta Correta: e.

Apenas a III está incorreta.

Feedback da resposta:

A alternativa III está incorreta, porque com a desvalorização do câmbio, há um estimulo a exportação em virtude dos produtos nacionais ficarem mais acessíveis em moeda estrangeira e por outro lado as importações ficam mais caras em virtude da conversão do cambio e demais custos de importação.

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Correta

O Princípio das Vantagens Comparativas sugere que cada país deve se especializar na produção de mercadoria em que é relativamente mais eficiente, ou que tenha um custo relativamente menor. Essa é a mercadoria que deve ser exportada e deve-se importar as mercadorias cuja produção interna implicaria num custo relativamente maior (ao comparar com o custo dos demais países). Considere as informações abaixo e em seguida assinale a alternativa que apresenta uma situação de vantagem comparativa ao café do Brasil em comparação com o café da Rússia.

I.O Brasil consegue produzir 1500 sacas de café por trabalhador.

II.A Rússia consegue produzir 500 sacas de café por trabalhador.

III.O Brasil consegue produzir 500 sacas de café por máquina.

IV.A Rússia consegue produzir 100 sacas de café por máquina.

Resposta

Resposta Selecionada: e.

As alternativas I, II, III e IV apresentam informações que comprovam a vantagem comparativa do café no Brasil em relação à Rússia.

Resposta Correta: e.

As alternativas I, II, III e IV apresentam informações que comprovam a vantagem comparativa do café no Brasil em relação à Rússia.

Feedback da resposta:

David Ricardo, em 1817 através do livro ‘Princípios de Economia Política e Tributação, apresentou que a especialização internacional e a divisão do trabalho trazem vantagens para todas as nações porém seria necessário analisar os custos de produção com outros países.

Cada país deveria se dedicar à produção de bens em que tivesse custos comparativos menores em relação aos demais países.

Assim, o Princípio das Vantagens Comparativas sugere que cada país deva se especializar na produção daquela mercadoria em que é relativamente mais eficiente, ou que tenha um custo relativamente menor. Essa é a mercadoria que deve ser exportada e deve-se importar as mercadorias cuja produção interna implicaria num custo relativamente maior (ao comparar com o custo dos demais países).

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Correta

A taxa de câmbio é uma variável muito importante dentro de uma economia, pois pode influenciar o nível de produção e de inflação, além do próprio comércio internacional e dos movimentos de capitais entre os países. Na década de 90, o Brasil e a Argentina adotaram estratégias de combate à inflação que tinham como um de seus ingredientes a estabilização da taxa de câmbio. Ao redor do final da década, ambos os países foram forçados a abandonar esse regime cambial em virtude dos reflexos negativos que tendencialmente ocorreriam. A análise de cambio e seus impactos passam pela discussão sobre qual o regime cambial com condições de atender aos interesses econômicos de um país. Identifique entre as alternativas abaixo aquela que apresenta a afirmação correta sobre os regimes de câmbio.

Resposta

Resposta Selecionada: a.

Os regimes de câmbio podem ser: taxas de câmbio fixas; taxa de câmbio flutuante ou flexíveis e por bandas cambiais.

Resposta Correta: a.

Os regimes de câmbio podem ser: taxas de câmbio fixas; taxa de câmbio flutuante ou flexíveis e por bandas cambiais.

Feedback da resposta:

Os principais regimes cambiais são:

Regime de taxas de câmbio fixas: a taxa de câmbio do país é fixa e o que se ajusta é apenas a quantidade demandada e ofertada àquele valor. O governo determina o valor da taxa de câmbio e intervém, através do Banco Central, de modo a equilibrar a oferta e a demanda de divisas no nível da taxa de câmbio estabelecida.

Regime de taxas de câmbio flutuantes ou flexíveis: a taxa de câmbio do país é livre, o governo intervém apenas como ofertante e demandante de divisas em função de suas necessidades, do mesmo modo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com