TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECONOMIA E MERCADO

Pesquisas Acadêmicas: ECONOMIA E MERCADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

1 REVISÃO DE CONCEITOS 5

1.1 Ativo 5

1.2 Passivo. 5

1.3 Patrimônio Líquido. 5

1.4 Mensuração. 6

2 CRITÉRIOS PARA MENSURAR OS ATIVOS 6

2.1 Alternativas de Mensuração a Valores de Entrada. 6

2.1.1 Custo Histórico. 6

2.1.1.1 Vantagens. 7

2.1.1.2 Desvantagens. 7

2.1.2 Custo Histórico Corrigido. 7

2.1.2.1 Vantagens. 7

2.1.2.2 Desvantagens. 8

2.1.3 Custo Corrente. 8

2.1.3.1 Vantagens. 8

2.1.4 Custo Corrente Corrigido. 9

2.1.4.1 Vantagens 9

2.1.4.2 Desvantagens 9

2.1.5 Custo Futuro Descontado. 10

2.2.1 Preços Correntes de Venda ou Valores Realizáveis Líquidos. 10

2.2.2 Valores Descontados ou Fluxo de Caixa Descontado. 11

3 PASSIVO EXIGÍVEL 13

3.1 Mensuração de Passivo Exigível 13

3.1.1 Mensuração de Passivo Exigível Monetário 13

3.1.2 Mensuração de Passivo Exigível Não Monetário 13

3.2 Provisão Para Risco Fiscal e Outros Passivos Contingentes 14

CONCLUSÃO 15

REFERÊNCIAS 16

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é analisar qual metodologia, dentre as diversas alternativas de mensuração de ativos e passivos exigíveis apresentados pela Teoria da Contabilidade, proporcionaria um valor mais aproximado da realidade do patrimônio líquido de uma empresa, sob a ótica do proprietário.

Por isso, o resultado obtido mediante utilização de ativos, será mensurado ao comparar-se o patrimônio líquido inicial, com aquele apresentado ao final do período. Nessa diferença apurada estarão refletidos os critérios adotados na mensuração dos ativos e passivos exigíveis, bem como a metodologia utilizada para reconhecer as receitas e despesas.

1 REVISÃO DE CONCEITOS

Para o desenvolvimento do trabalho proposto é muito importante à revisão dos conceitos de ativo, passivo, patrimônio líquido e de mensuração, a seguir.

1.1 Ativo.

Ampliando-se um pouco mais os conceitos acima, pode-se, então, concluir que o ativo representa os futuros resultados econômico, expressos monetariamente ao valor presente, que uma entidade espera obter, mediante a aplicação de recursos tangíveis ou intangíveis, cuja posse ou controle ela detém, com o objetivo de dar continuidade à entidade.

1.2 Passivo.

O passivo representa as obrigações que uma entidade assume perante terceiros para obter ativos ou realizar serviços e essas obrigações, normalmente, são resultantes de transações que ocorreram no passado ou no presente, no entanto, devem ser liquidadas no futuro. (Sprouse e Moonitz, 1962).

O passivo de uma entidade encerra os sacrifícios futuros, prováveis de benefícios econômicos que resultaram de obrigações presentes. (Hendriksen, Teoria da Contabilidade, 1999).

Assim, o passivo representa prováveis sacrifícios econômicos que ocorrerão no futuro que são provenientes de obrigações atuais de uma entidade particular quando transferem ativos ou fornecem serviços a outras organizações no futuro, como resultado de transações ou eventos que ocorreram no passado. (Kenneth Most, Accounting Theory, 1986).

1.3 Patrimônio Líquido.

Segundo a Teoria da Entidade, a organização possui uma personalidade própria, ou seja, tem uma vida distinta das atividades e dos interesses pessoais dos proprietários de parcelas de seu capital.

1.4 Mensuração.

Mensurar é atribuir uma quantidade numérica a uma característica ou a um atributo de algum objeto, como um ativo, ou de uma atividade, como a de produção. É o processo de atribuição de valores monetários significativos a objetos ou eventos associados a uma empresa, e obtidos de modo a permitir agregação ou desagregação.

2 CRITÉRIOS PARA MENSURAR OS ATIVOS

Ativos monetários e assemelhados deveriam ser expressos em termos de entradas esperadas de caixa, ajustadas pelo prazo de espera do recebimento, sempre que relevante;

Ativos não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com