TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECONOMIA INTERNACIONAL

Trabalho Escolar: ECONOMIA INTERNACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

Atualmente, com diversos companheiros globais um país executa uma imensidão de transações econômicas. Essas transações podem ser produtivas, comer¬ciais ou financeiras em termos exclusivamente econômicos.

Como exemplo de transações produtivas, temos a implantação de empresas multinacionais em novos territórios ou países. Quando resolve produzir em território estrangeiro uma empresa brasileira, está ocasionando uma transação produtiva de nos¬so país com outra nação. As transações comerciais se reportam aos variados bens e ser¬viços comercializados no mercado internacional ao longo de determinado período de tempo. Correspondem às exportações e importações de um país a outro.

As transações financeiras expressas respeito ao fluxo de capitais que circula o mundo em procura de ganhos nos chamados merca¬dos financeiros. O exemplo mais claro desse tipo de transação está nos investimentos realizados nos mercados acionários (bol¬sas de valores) pelo mundo afora.

As transações produtivas, comerciais e financeiras faz com que perceba a necessidade de assinalar que com o processo de globalização econômica esta cada vez mais difícil determinar os limites. Entre outras razões, isso se deve ao alto grau de integração setorial e empresarial em alguns mercados. Tome, por exemplo, que um mesmo grupo empresarial pode atuar, no mercado global, em diversas frentes de investimentos, como empresas ligadas ao setor produtivo que fazer investir maciçamente no mercado financeiro.

Para se conhecer a “saúde” de um país em descrição aos seus pares no mercado internacional, é necessário ter conhecimento do seu posicionamento dentro da estrutura econômica mundial. Ou seja: é necessário distinguir em pormenorizes qual a importância e o ta¬manho desse país dentro da estrutura mundial de negócios.

Existe um instrumento econômico-contábil que permite a siste¬matização comunicar referentes às transações de um país com o “restante do mundo”. Este instrumento é o Balanço de Pagamentos.

O Balanço de Pagamentos é um instrumento da contabilidade nacional referente à descrição das relações comerciais de um país com o resto do mundo. Ele registra o total de dinheiro que entra e sai de um país, na forma de importações e exportações de produtos, serviços, capital financeiro, bem como transferências comerciais.

Pode-se caracterizar o Balanço de Pagamentos por definição como sendo: “um registro de transações econômicas entre residentes e não residentes de um país, durante um período de tempo, que contabiliza pagamentos (ou transações) entre operações de importação/exportação de bens e serviços, capital financeiro e transferências financeiras”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com