TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ELEANDRO BATISTA DE OLIVEIRA

Dissertações: ELEANDRO BATISTA DE OLIVEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  2.160 Palavras (9 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO À GESTÃO DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA I 3

DESENVOLVIMENTO DO TEMA 4

CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar os conceitos fundamentais a forma como as empresas gerenciam suas operações internas e as relacionam com os demais elementos da cadeia de suprimentos passou a ser, nos últimos tempos, fator determinante para a competitividade, aumentando o desempenho existente entre as empresas líderes e as outras. Esta tendência, aliada às mudanças ocorridas no contexto empresarial, tem mudado o perfil desejado dos profissionais que atuam na área de Logística e Operações.

Focado nesta nova necessidade do mercado, a Gestão de Operações e Logística combina a visão estratégica do ambiente competitivo atual das empresas, com a formação específica adequada para capacitar as pessoas que atuam ou pretendem atuar na área de Logística e Operações de empresas produtoras de bens e serviços.

Palavras-chaves: Gestão de Operações e Logística e suas funções essenciais.

1. Faça uma pesquisa sobre embalagens de marketing e embalagem logística e leia o artigo “Logística reversa – Conceitos e componentes do sistema” encontrado em http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2002_TR11_0543.pdf. O artigo também está na Midiateca da disciplina. Após isso, produza um texto único, de, uma página, no qual você deverá atender aos seguintes objetivos: (3,0 pontos)

• Identificar as características e funções das embalagens logísticas;

• Identificar os três elementos do nível de serviços logísticos segundo Ballou;

• Identificar as características do canal de distribuição reverso;

• Apresente uma conclusão abordando a relação Marketing e Logística e como os programas de Gestão da Qualidade podem contribuir com as políticas ambientais.

Elabore uma dissertação com quatro parágrafos.

a. No primeiro parágrafo apresente uma abordagem referente às características e funções das embalagens de marketing e das embalagens logísticas e o impacto destas últimas nos custos logísticos;

b. No segundo parágrafo, apresente uma abordagem com os componentes da qualidade em serviços logísticos relacionados com o canal de distribuição reverso;

c. No terceiro parágrafo, identifique os ganhos que a empresa pode obter no momento em que o Marketing interage com a Logística reversa;

d. No quarto parágrafo, apresente a sua conclusão abordando a relação Marketing e Logística e como os programas de Gestão da Qualidade podem contribuir com as políticas ambientais.

A linguagem utilizada deverá estar ortograficamente e gramaticalmente correta. Cite as fontes da pesquisa (acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://www.unisul.br/content/site/biblioteca/apresentacaografica.cfm e veja como realizar citações e referências.

RESPOSTA:

Na Logística alguns elementos devem ser levados em consideração, tais como: As características e funções das embalagens, o nível de serviços logísticos, sua relação com o Marketing e o canal de distribuição reverso. A embalagem se tornou item de fundamental importância para a Logística, pois ela é responsável por manter a condição de um produto por todo o sistema logístico. Suas principais funções são proteger, conservar, informar e identificar o produto. Isso gera a redução dos custos com danos, desperdícios e o custo da execução das operações logísticas. Os elementos de transação são os resultados obtidos com a entrega do produto ao cliente, tais como: nível de estoque, habilidade no trato de atrasos, precisão. Os elementos de pós-transação definem como deve ser feito o atendimento dos clientes em relação a devoluções, solicitações, reclamações e providências sobre retorno de embalagens (garrafas retornáveis, estrados, etc)

A embalagem logística visa proteger, transportar e estocar mercadoria entre outras, enquanto que a embalagem de marketing é o principal meio de comunicação entre a empresa e seus consumidores, pois é uma forma de apresentar o produto para atrair os clientes e aumentar as vendas. O custo da embalagem afeta todas as atividades logísticas desde o controle de estoque até a forma como são transportadas para que cheguem ao seu destino final. Frequentemente as empresas preocupam-se com o fluxo direto dos seus produtos para os clientes. As atividades relacionadas com a transação do produto são divididas em elementos de pré-transação, transação e pós-transação que exige maior qualidade nos serviços e na busca de vantagem competitivas. Entretanto, lidam também com um fluxo de retorno de bens pós-venda e bens pós-consumo em seus processos, devido a devoluções, retorno de embalagens ou para tratamento e descarte, este processo diz respeito à rede de distribuição reversa que são os caminhos que os produtos irão percorrer até a sua reintegração ao ciclo produtivo ou o seu descarte final. Os canais de retorno são menos eficientes do que os canais de distribuição de produtos, dificultando seu processo reverso. A qualidade é um investimento que se traduz num aumento do nível de serviço ao cliente que espera que se cumpra o que a empresa contratou no momento da compra.

2. Leia com atenção o estudo de caso “Indústria de confecções Zara” e em seguida responda as questões referentes ao texto.

INDÚSTRIA DE CONFECÇÕES ZARA

A Zara é uma das mais dinâmicas e avançadas Empresas do ramo de vestuário na Espanha atuando na faixa dos 18-35 anos. Nos mais de vinte anos desde que foi fundada, estabeleceu instalações de tamanho ajustável na Espanha e obtenção no sudeste da Ásia e no Caribe, uma financeira na Holanda e cerca de 200 lojas na Europa e nas Américas. A posição da Zara no mercado internacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com